ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
21/11/13

Uma lição de 200 anos

João Guilherme Vargas Neto

Podemos terminar o ano - difícil, em geral, na economia, mas favorável aos trabalhadores - de uma maneira vantajosa se persistirmos na luta unitária.

Todo mundo sabe que ao se construir uma casa deve-se escolher terreno seguro e garantir alicerces sólidos. É a lição do bambu que está fincado do lado grosso.

Assim acontece com os fundamentos do movimento sindical desde que ele existe. Na maioria dos emblemas, das bandeiras e dos lemas de todas as entidades estão escritos os verbos unir, mobilizar e avançar que resumem a intenção de luta e a razão de existência do movimento.

Em qualquer conjuntura, mas em especial nas conjunturas favoráveis como as que estamos vivendo- com emprego e ganho real de salário- a exigência da unidade é essencial, o esforço de mobilização é o correto e com as reivindicações que se corporificam em uma plataforma unitária produz-se o avanço.

Não é preciso reinventar a roda.

Agora mesmo, com os fortes resultados das campanhas salariais e com a experiência consolidada da unidade de ação, o conjunto do movimento reivindica com ênfase o fim do fator previdenciário ou a sua inutilização e a correção da tabela do imposto de renda e a ampliação de suas faixas.

Podemos terminar o ano - difícil, em geral, na economia, mas favorável aos trabalhadores - de uma maneira vantajosa se persistirmos na luta unitária e se as autoridades (em todos os níveis) entenderem e atenderem as reais necessidades do povo e dos trabalhadores e dialogarem com o movimento sindical.


João Guilherme Vargas Neto, consultor sindical



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

11/12/2019
Dia do Engenheiro
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.