ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
26/05/14

Não é assim que deve ser feito

João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical

O que vou escrever me causa desconforto e apenas o faço para alertar os dirigentes sindicais e convocá-los em defesa da instituição sindical.

26052014-051330-onibusbloqueio26052014-051330-onibusbloqueio

O que assistimos e vivemos em São Paulo nos últimos dias é um exemplo acachapante de quartelada sindical que prejudica a sociedade porque a faz refém do desatino e impõe uma provação ao movimento sindical.

A quartelada serve a outros setores que não os dirigentes sindicais e muito menos aos trabalhadores.

A greve selvagem dos rodoviários paulistanos- qualquer que seja o resultado dela- é condenável e merece o repúdio formal de todos aqueles que militam no movimento sindical com práticas corretas, empenho de lutas, convicções democráticas e espírito unitário.

O sindicato dos condutores tem uma diretoria legítima eleita pela categoria em pleito disputado e cujos resultados, incontestáveis, foram aceitos pelo próprio movimento. Esta diretoria conduziu as negociações com o patronato e obteve os melhores resultados com ganhos reais de salários e outras vantagens. O acordo foi aprovado em assembleia maciça dos motoristas e cobradores com comparecimento de mais de quatro mil companheiros.

Um grupo divisionista, aproveitando-se do mal-estar existente em algumas garagens e do atraso da diretoria em fazer chegar nelas os resultados obtidos, violou o acordo, insurgiu-se contra a vontade da maioria e utilizando-se de táticas terroristas impôs à sociedade um desconforto que deve sofrer qualquer pessoa sequestrada por bandidos. Tornaram-se muito suspeitas, também, certas pressões patronais, a passividade da força pública e as intromissões pontuais da bandidagem.

A Superintendência do Trabalho procurou ajudar na solução da crise, mas condescendeu com a bagunça ao tentar contê-la.

Sugiro, com urgência, que as centrais sindicais reúnam-se para avaliar a situação e produzam uma nota unitária com uma posição comum de repúdio a tais práticas e de defesa da instituição sindical.

 



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

11/12/2019
Dia do Engenheiro
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.