ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
20/05/14

Duas informações estratégicas

João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical

Possibilidade de avanços na luta contra a rotatividade e pela redução constitucional da jornada de trabalho.

20052014-141831-reducaodajornada20052014-141831-reducaodajornada

Alguns números que são importantes para quem se preocupa com a execução de uma estratégia correta pelo movimento sindical foram publicados pelo Estadão. A origem das informações é o IBGE e o jornal compilou os dados e editou as matérias no dia 16 de maio.

A primeira série numérica informa que o brasileiro fica, em média, mais tempo no emprego, atingindo nível recorde de 161,2 semanas em 2014. Desde o primeiro trimestre de 2013, quando a permanência no trabalho era de 135,0 semanas, em média, configura-se um quadro com evolução positiva permanente, ainda que lenta.

Vários elementos contribuem para esta situação, entre eles a formalização do vínculo (porque a pesquisa inclui formais e informais) e uma política empresarial de “reter” o empregado visando à produtividade.

O quadro descrito não elimina a dramaticidade do fenômeno oposto, da rotatividade, que é uma das chagas sociais do emprego no Brasil, mas demonstra que a luta contra ela tem respaldo na própria evolução natural das relações de emprego.

Outra informação auspiciosa é a de que o brasileiro já trabalha menos de 40 horas semanais. No primeiro trimestre de 2014 a média do tempo efetivamente trabalhado foi de 39,7 horas semanais.

A redução da jornada tendencial- decorrente da situação de emprego e ganhos reais de salários- demonstra que a reivindicação de uma redução constitucional, mesmo que gradativa, encontra sustentação na vida das empresas e, em geral, no exercício das profissões.

Estas duas informações (duração do emprego em alta e queda nas jornadas) reforçam a possibilidade de avanços maiores na luta contra a rotatividade e pela redução constitucional da jornada de trabalho.

 



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

11/12/2019
Dia do Engenheiro
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.