ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
08/07/14

O setor elétrico brasileiro, a tormenta e a bonança

Carlos Augusto Ramos Kirchner, diretor do Seesp

Artigo no Valor Econômico critica as bases vulneráveis do setor elétrico brasileiro

08072014-124952-kirchner08072014-124952-kirchner

Em artigo no Valor Econômico, o consultor em energia,o  diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)e do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético (Ilumina), representante da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) na Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, Carlos Augusto Ramos Kirchner, critica as bases vulneráveis do setor elétrico brasileiro e diz que nunca se perdeu e se ganhou tanto dinheiro, comprando e vendendo energia elétrica como agora. Segundo ele, a Aneel não vem fiscalizando o cumprimento da legislação de defesa da concorrência, nem monitorando os desvios de práticas de mercado anticompetitivas.

O setor elétrico gera lucros quando o sistema vende sem contrato a energia gerada por meio de operações no mercado de curto prazo pelo valor do PLD (Preço da Liquidação das Diferenças) que se encontrar vigente.
Além disso, há indústrias que mesmo com contratos em plena vigência preferem paralisar parcialmente ou totalmente sua produção para ganhar dinheiro e, neste caso, a energia que deixa de ser consumida é paga no mercado de curto prazo pelo PLD.

Kirchner defende que se combata o mal com a redução compulsória e drástica do valor do PLD, mas lamenta que o governo venha preferindo os empréstimos públicos e privados para "tapar o rombo" bilionário das distribuidoras de energia.

Artigo publicado no Valor Econômico

O artigo foi reproduzido pelo Jornal da Ciência.



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

11/12/2019
Dia do Engenheiro
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.