ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
16/07/14

Bioética e o Sindicalismo Contemporâneo

FIO

A Federação Interestadual dos Odontologistas propõe abrir um debate, no âmbito da CNTU, sobre este novo paradigma que envolve o bios, o ethos, o mundo do trabalho e o movimento sindical.

16072014-173241-bioetica16072014-173241-bioetica

O movimento sindical atual se depara com dilemas e contradições que o colocam em ebulição e em busca de alternativas que se contraponham à complexidade da sociedade atual.As transformações ocorridas no mundo do trabalho são determinantes para a adequação do movimento sindical, e percebemos várias mudanças em relação à concepção do papel do sindicato, inicialmente construída socialmente de forma primária, como uma possibilidade de se organizar para lutar por reinvindicações trabalhistas e movimentos grevistas.

Desenvolve-se uma nova modalidade de sindicalismo, que não se limita às questões corporativas e trabalhistas, mas que expande sua agenda em torno da responsabilidade social, inserção no mercado de trabalho - via parcerias com ONGs - assistência jurídica e de saúde, questões ecológicas etc.Atualmente vivenciamos uma nova reestruturaçãao produtiva que implica em uma crescente flexibilização das relações de trabalho que, na maioria das vezes, traz no seu bojo uma precarização dessas relações, que de forma incessante pende somente para o lado dos proprietários dos meios de produção.

Como o sindicalismo promoverá a superação da atual estrutura sindical de forma  a se relacionar  com os trabalhadores  informais, subcontratados, terceirizados e desempregados?

A Bioética pode ser um instrumento teórico-prático que visa ampliar as alternativas  relativas a uma nova proposta para avaliarmos os rumos do movimento sindical, sem dogmas e ortodoxias.Atualmente, a Bioética faz uma reflexão cotidiana sobre os conflitos que atingem a humanidade, seja em relação às individualidades ou às questões coletivas e suas implicações ambientais e planetárias. Com o seu arcabouço epistemológico, a Bioética propõe uma reflexão e uma intervenção orgânica na mudança dos  paradigmas até então existentes, deslocando o eixo do individualismo exacerbado, aliado ao consumismo predatório, para uma visão holística do processo social, tendo em vista a construção de uma  sociedade mais justa e fraterna.

Um primeiro passo para esta nova síntese:  A Federação Interestadual dos Odontologistas propõe abrir um debate sobre este novo paradigma que envolve o bios, o ethos, o mundo do trabalho e o movimento sindical. Propomos, inicialmente, a realização do Fórum “Bioética e o Movimento Sindical Contemporâneo”. O objetivo será discutir, com as diversas categorias profissionais, as questões bioéticas referentes ao seu processo de trabalho e à sua atuação na sociedade.Metodologia: O Fórum realizará, inicialmente, uma palestra/conferência, abordando os conceitos e princípios norteadores da Bioética, para balizar e homogeneizar as informações .Cada Federação filiada à CNTU escolherá um tema de relevância nacional que contemple a interdisciplinaridade e a multiplicidade de olhares frente ao mesmo.


A FIO desenvolve atualmente a proposta para este evento, seu detalhamento metodológico e programa de atividades.

 



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

11/12/2019
Dia do Engenheiro
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.