ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
07/08/14

Artigo: A indústria e o rentismo

João Guilherme Vargas Netto

Questões salariais, desindustrialização e conflito de interesses no cenário brasileiro

07082014-140913-01taubateproducao302x20107082014-140913-01taubateproducao302x201

Os números publicados no fim da semana passada sobre o desempenho da indústria brasileira são preocupantes, pois registram quedas fortes na maioria dos setores, em particular bens de capital (máquinas) e bens duráveis (automóveis).

A desindustrialização vem se concretizando pelo menos desde que o ex-ministro Malan mandou às favas a indústria e desorganizou setores inteiros: câmbio apreciado, juros estratosféricos, crédito difícil, importações, maquila e rentismo.

O comportamento dos empresários do setor mistura “fim do mundo”, guerra aos salários e aos direitos e peditório humilhante e mal-agradecido de medidas pontuais, enquanto arreganha os dentes com a chantagem das demissões. Mas este ano pouco mais de 12 mil trabalhadores estão em regime de lay-off.

Quando a Confederação Nacional da Indústria organizou a sabatina com os três principais concorrentes à presidência, 12 dirigentes empresariais foram destacados para fazer quatro perguntas a cada um deles. O exame destas perguntas, mais que a resposta dos sabatinados, causou-me preocupação.

Em geral, o tom foi antissalário; até mesmo o câmbio alto deverá ser corrigido pela queda do salário, a começar pela queda do salário mínimo. Mas é sabido que o industrial brasileiro, herdeiro da casa grande ou imigrante enriquecido, é atavicamente avesso aos ganhos salariais.

Minha maior preocupação, no entanto, decorre da comprovação de que a elite dos empresários industriais (se considerarmos os dirigentes sindicais representativos dessa elite) prefere entregar, na contramão de seus interesses, o comando do rebanho a lobos esfaimados: um deles chegou a exigir autonomia para o Banco Central, com o setor financeiro e o rentismo mandando ainda mais de forma inconteste na economia e patrocinando, como consequência, a desindustrialização.



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

11/12/2019
Dia do Engenheiro
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.