ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
16/09/14

O Brasil é um país fantástico!

Clemente Ganz Lúcio

O Brasil é um país fantástico, uma das maiores economias do planeta, com riqueza natural abundante, diversidade de biomas, floresta, mar e rios. Há estrutura industrial diversificada, robustos setores financeiro e agropecuário, complexa rede de comér

16092014-153331-3fde4a8f222f116092014-153331-3fde4a8f222f1

O Brasil é um país fantástico pela qualidade do povo que, tendo igualdade de oportunidade, trabalha muito e melhora de vida. Por isso, a exuberância cultural do povo precisa invadir a política para que a nação sustente a concepção do desenvolvimento como bem-estar social. Paz, sustentabilidade ambiental, liberdade e qualidade de vida fazem parte do bom modo de viver.

O Brasil é um país fantástico porque tem em aberto a oportunidade para fazer da superação da desigualdade o centro motor da estratégia de crescimento econômico e de desenvolvimento social.

O Brasil é um país fantástico porque, na contramão dos países centrais que concentram renda, riqueza e aumentam as desigualdades, fez um vigoroso processo de redução das diferenças sociais por meio de políticas distributivas para os miseráveis e pobres, fortaleceu os sistemas de proteção social e, principalmente, gerou milhões de emprego e fez crescer os salários. Esse movimento trouxe milhões de pessoas que ingressaram na nova classe trabalhadora, gerando cidadania econômica, o que ampliou o consumo de massa e favoreceu a produção de bens e serviços correspondentes.

O Brasil é um país fantástico porque tem o desafio de aprofundar a estratégia de crescimento sustentada pela distribuição de renda, pela geração de empregos com mais qualidade, com a ampliação da proteção social. O desafio é ampliar a participação dos salários, do emprego e das políticas sociais como um dos motores que animam a atividade econômica.

O Brasil é um país fantástico porque tem o desafio de recolocar na centralidade do desenvolvimento econômico o papel da indústria para agregar valor na agropecuária, nos minérios, inclusive petróleo e gás, na diversidade de biofármacos, ou para produzir serviços urbanos, exemplos dos inúmeros campos para o desenvolvimento industrial.

O Brasil é um país fantástico pelas oportunidades que geram os investimentos na infraestrutura econômica – portos, aeroportos, estradas, ferrovias, energia etc. – e na infraestrutura social – saúde, educação, habitação, transporte, etc.

O Brasil é um país fantástico porque mostrou que, diferente do modelo neoliberal dominado exclusivamente pelo mercado que produz desigualdade, o Estado tem papel central e estratégico na promoção de igualdade.

 



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.