ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
20/08/15

Fortalecer o manifesto, continuar a luta

João Guilherme Vargas Netto

Parece que as manifestações do último domingo, grandes, mas delimitadas sociologicamente, não tiveram o efeito de modificar a conjuntura. O governo continua emparedado, insistindo no ajuste fiscal e a oposição continua desorientada, com um de seus maiores representantes indicando uma solução para a crise que não havia sido vocalizada pelas ruas.

Em uma situação assim, cresce o papel do “Chamado ao diálogo pela democracia, por crescimento econômico, inclusão social e desenvolvimento nacional”, publicado dia 14 como página inteira nos dois maiores jornais de São Paulo e assinado pelos presidentes de 11 sindicatos e uma federação de trabalhadores que encarnavam as centrais sindicais reconhecidas.

O texto do manifesto foi laboriosamente discutido entre os protagonistas (há o registro de 11 versões em discussão até a última, publicada) e as escolhas das entidades que assinaram foi atribuição das direções de cada central, que conduziam a iniciativa.
Deve-se reconhecer que várias entidades de peso e diversas categorias que também assinariam, não puderam ser contempladas no primeiro momento.

Na fase atual, para reforço do papel a ser desempenhado pelo manifesto – com clareza, precisão na pauta e unificação do movimento sindical – cada entidade que o apoia pode providenciar sua difusão, horizontalizando-o e assinando-o em primeiro lugar. Assim contribuindo para o fortalecimento do documento, seja com sua difusão regional ou estadual, seja ampliando as categorias envolvidas (até mesmo aquelas que se mantém independentes das centrais).

Como a conjuntura não mudou, a luta de resistência ao ajuste e à recessão promete ser longa. É necessário fazer do documento, ao lado de inúmeros outros já divulgados, nossa bandeira unitária e nosso ponto de conforto.

 


João Guilherme Vargas Netto é analista político e consultor sindical



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.