ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
31/08/15

Nutricionista na atualidade: não é nada fácil!

Marlene Merino

Crônica bem humorada da coordenadora de departamento da SBD  para homenagear o nutricionista, cuja profissão é verdadeiramente “milagrosa” para o tratamento do diabetes. E que precisa encarar os modismos alimentares, os surtos de alergias e consultas informais  até na hora de jantar com amigos.

Ser Nutricionista não está nada fácil! A cada instante surge um alimento milagroso, que além de nutrir promete sempre emagrecer o obeso e até curar Diabetes! Ora então por quê ainda não resolveram todos esses males? E o pior é que fica a cargo do nutricionista a viabilização do milagre (explicar mecanismos, vias metabólicas, etc)! Desafio a quem possa lembrar qual foi o último alimento da moda. Quiabo? Batata doce? Chia? Chá verde...?

Ser Nutricionista não está nada fácil! Atualmente tudo dá alergia ou intolerância, o que na prática dá no mesmo: exclusão do alimento! Não importa que a conduta seja na criança ou no adulto. Sabe aquele conceito clássico da clínica sobre a ponderação na exclusão total porque pode causar estragos maiores? Pois é, isso foi solenemente ignorado e não importa a essencialidade do alimento ou se vc comeu aquilo a vida toda e só agora descobriu que é a causa de todos os seus problemas. Salvem as carências nutricionais! E depois é o Nutricionista que tem que explicar tamanha iatrogenia!

Ser Nutricionista não está nada fácil! A grande discussão acadêmica atual é sobre a composição da flora intestinal. A ideia é que o consumo de determinados alimentos possa alterar a formação da microbiota para o bem ou para o mal. Surge então um nicho de mercado com produtos especializadíssimos para modular a sua flora intestinal. Muitos desses produtos sempre existiram mas eram usados somente em casos específicos. O problema agora está no uso midiático desses produtos. O consumo de alimentos saudáveis (cereais integrais, legumes, verduras e frutas) também modela a flora intestinal para o bem. Será que é simples demais??? Pois é, já ouvi coisas esquisitíssimas, como uso de capsulas com fezes contendo “flora intestinal do bem”. Como assim?

Ser Nutricionista não está nada fácil! Sair para almoçar com colegas, por vezes torna-se um martírio. Vai desde o pedido de uma dieta (como se fosse algo bem rapidinho) até o detalhamento da composição alimentar do seu próprio prato! A maioria acha que o nutricionista tem uma calculadora/tabela de composição no olho para mensurar tudo o que o outro irá consumir. Pura ilusão! Mas o pior mesmo é quando o IMC do nutricionista passa ser o seu cartão de visita!

Ser Nutricionista não está nada fácil, mas já avançamos muito! Considerada profissão de gênero feminino (sei que existem uns poucos do sexo masculino que fazem a diferença!) que ousou sair da cozinha para disseminar seu conhecimento mundo a fora. Depois voltou por opção e em grande estilo para a gastronomia! Profissão em ascensão que desafia atuar transversalmente em diversas áreas, da gestão as telas da TV, da clínica estética ao diabetes. Tantas oportunidades, capacidades e vaidades!

Ser Nutricionista não está nada fácil! Ter Diabetes não é nada fácil! Juntos tudo é mais fácil!

Por acreditar muito nessa parceria ousei escrever essa crônica, em tom de humor, para homenagear o Nutricionista, cuja profissão é verdadeiramente “Milagrosa” para o tratamento do Diabetes, sobretudo pelas mãos daqueles que a exercem com amor e pautam o seu trabalho pela ética e seriedade! FELIZ DIA DO NUTRICIONISTA: 31 de agosto!

Especialmente a equipe do Departamento de Nutrição da SBD, da qual me orgulho em fazer parte: Luciana Bruno, Gisele Goveia, Deise Baptista, João Felipe Mota, Silvia Ramos, Maristela Strufaldi, Debora Bohnen, Maria Aparecida Nascimento,Maria Goretti Burgos, Letícia Campos, Leida Bressane, Paula Maia, Anie Graziela Santos.

Dra. Marlene Merino é nutricionista da UFF, doutora em Ciências da Nutrição IN-UFRJ, coordenadora do Depto de Metabologia e Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes 2014/15. Artigo originalmente publicado na página da SBD



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.