ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
04/01/16

Novos passos para efetivar o Compromisso pelo Desenvolvimento

Clemente Ganz Lucio

Aberto o diálogo (entre trabalhadores, empresários e governo), os desafios aumentam porque há que se promover a transformação das diretrizes para o desenvolvimento em propostas capazes de alterar a realidade presente e suficientes para construir o futuro almejado.

 

Promover o crescimento da economia brasileira ganhou prioridade absoluta na agenda das Centrais Sindicais – CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB – e das associações e entidades sindicais de representação dos empregadores (CNI, Anfavea, Fenabrave, Abimaq, Abiquim, Abit, Instituto Ethos, Sinaenco, Anfir, entre tantas outras). Em tempo recorde, essas organizações construíram uma agenda comum que identifica sete diretrizes para uma transição rápida para o crescimento econômico.

No dia 15 de dezembro, as mais de 70 entidades signatárias estiveram representadas em duas atividades em Brasília, inclusive em uma audiência com a presidente Dilma Rousseff, nas quais indicaram a prioridade para as seguintes iniciativas:

1 • Retomar rapidamente o investimento público e privado em infraestrutura produtiva, social e urbana, ampliando os instrumentos para financiá-la, bem como criando ambiente regulatório que garanta segurança jurídica;

2 • Retomar e ampliar os investimentos no setor de energia, como petróleo, gás e fontes alternativas, em especial na Petrobrás;

3 • Destravar o setor de construção, por meio de instrumentos institucionais adequados, que garantam a atividade econômica e a manutenção dos empregos;

4 • Criar condições para o aumento da produção e das exportações da indústria de transformação;

5 • Priorizar a adoção de políticas de incentivo e sustentabilidade do setor produtivo (agricultura, indústria, comércio e serviços), de adensamento das cadeias produtivas e de reindustrialização do País;

6 • Ampliar, em condições emergenciais, o financiamento de capital de giro para as empresas, com contrapartidas sociais e ambientais;

7 • Adotar políticas de fortalecimento do mercado interno para incremento dos níveis de consumo, de emprego, renda e direitos sociais.

A presidente manifestou total identificação do governo com essas prioridades, bem como ressaltou e enalteceu a inciativa das entidades sindicais e de empregadores, na construção desse Compromisso pelo Desenvolvimento.

Manifestou ainda que, para o País, será fundamental manter esse espaço de diálogo entre capital e trabalho, bem como a interlocução propositiva com o governo. “Devemos investir no amplo diálogo social, voltado para os interesses maiores do País, de crescimento da atividade produtiva, do investimento, da geração de empregos”, insistiu a presidente.

As entidades manifestaram a urgência da implementação das medidas, bem como destacaram a capacidade de as propostas ganharem efetividade no curto espaço de tempo. Diante disso, já ficou agendado para esta sexta (18), uma reunião para dar tratamento para as questões do setor da construção.

Aberto o diálogo, os desafios aumentam porque há que se promover a transformação dessas diretrizes em propostas capazes de alterar a realidade presente e suficientes para construir o futuro almejado.

Há que, simultaneamente, atuar para mobilizar a sociedade, o governo, o Congresso e demais organismos públicos e entidades privadas, para que sejam promovidos debates públicos de qualidade e que se orientem escolhas capazes de conduzir o País para uma trajetória de desenvolvimento.

(*) Clemente Ganz Lúcio é sociólogo e diretor técnico do Dieese. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.