ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
09/05/16

O tropeção e o passo a frente

João Guilherme Vargas Netto

A cúpula do movimento sindical brasileiro encontra-se dividida a respeito do governo Dilma e de sua destituição. Esta mesma cúpula encontra-se menos dividida a respeito das expectativas sobre um governo Temer.

Menos dividida porque somente um reduzido setor, que aposta todas as suas fichas em cargos sem relação alguma com o programa a ser executado e que continua iludido sobre que os eventuais novos governantes pretendem fazer.

Mas, pressionando ambas as divisões (a atual e as futuras) existe a base do movimento que sustenta a pauta unitária de resistência.

Esta base está, por hora, apreensiva, atônita e aparentemente passiva. Mas ela aprendeu nos anos de vacas gordas, sobre o peso da unidade de ação de seus dirigentes e forçará, uma vez provocada e desafiada, a cúpula a agir segundo seus interesses de classe, que são vitais.

Vou dar um exemplo: uma das manobras que estava sendo urdida pela equipe de Temer, a manobra de se apoiar nas experiências dos metalúrgicos do ABC e da capital de São Paulo para fazer predominar, em geral e sem garantias, o negociado sobre o legislado, já fez água. Representantes qualificados de ambos os setores afirmaram que, nas condições atuais, suas pretensões de fazer o negociado prevalecer sobre o legislado, não se sustentam. É a base forçando a unidade, a resistência e o bom senso.

Também é impressionante comparar a gravidade da crise econômica e da recessão (basta pensar nos 12 milhões de desempregados) e a gravidade da crise institucional (com o STF agindo como um verdadeiro poder moderador da época do Império) com a relativa inexistência de crise social (saques, tumultos, greves etc), para se perceber que ainda existe um colchão social que amortece as quedas (de emprego, de renda, de formalização). É sobre esse colchão que a base do movimento sindical ainda se apoia em seu aparente mutismo e é na falta dele que ela passará a exigir de seus dirigentes posições unitárias de protesto, de resistência e de luta.

A reunificação da cúpula será uma exigência adicional da base que resistirá aos ataques diretos ou disfarçados. O tropeção pode forçar um passo a frente.

 

 

João Guilherme Vargas Netto é consultor sindical da CNTU e FNE. 

 

 

 

Leia também:



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.