ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
20/05/19

Recursos naturais do Brasil em debate

Atividade nesta terça-feira, 21, convida especialistas da economia, geologia e engenharia para discutir desenvolvimento do País.

 

 

 

 

A Sociedade Brasileira de Geologia, núcleo Paraná, e o Grupo de Programa de Educação Tutorial (PET) de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovem, nesta terça-feira, 21/5, o debate: “Recursos naturais do Brasil: história, soberania e desenvolvimento”.

 

A atividade, que conta com o apoio da CNTU e do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge-PR), é gratuita e começa às 19h, no teatro da reitoria da UFPR.

 

Segundo o conselheiro da CNTU Cadu Barros, as apresentações dos debatedores farão referências a recursos geológicos (minérios, petróleo e gás), com o propósito de reavivar o tema nos vários setores. “Entendemos que o País tem sofrido ameaças em sua soberania não somente no que concerne aos recursos geológicos, mas também de outras naturezas. Nosso desejo é que, após o debate, cada pessoa da plateia seja um difusor do conceito da importância da nossa história, da nossa soberania e do nosso desenvolvimento”, ele afirma.

 

Debatedores:

 

Ceci Vieira Juruá
Economista, doutora em Políticas Públicas e mestre em Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Possui mais de 40 anos de experiência em coordenação de políticas públicas, finanças governamentais e planejamento de transportes. Foi professora universitária em diversas instituições do Brasil, consultora de entidades nacionais e estrangeiras, e exerceu diversos cargos de direção em instituições governamentais. Foi vice-presidente da Federação Nacional dos Economistas e Conselheira do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro por dois triênios. Tem artigos e documentos técnicos publicados em revistas técnicas e jornais. Realiza periodicamente palestras e conferências sobre a conjuntura econômica, e política brasileira e outros temas de sua especialidade. Desde 2011 é membro do Conselho Consultivo da CNTU. Áreas de interesse: Estado Nacional e Desenvolvimento, Finanças e Políticas Públicas, Transportes. Ceci Juruá, além de seu profundo conhecimento de Economia e Políticas Públicas, é estudiosa da História do Brasil. 

 

Guilherme Estrella
Geólogo formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhou na Petrobrás de 1965 até a década de 1990. Foi gerente de Exploração da Petrobras no Iraque, entre 1976-1978, quando foi descoberto um campo gigante de petróleo, o Campo de Majnoon.  Já estava aposentado da Petrobras, quando recebeu convite e aceitou retornar à empresa, sendo o diretor de Exploração e Produção (E&P) entre 2003 e 2012.  Durante sua gestão foram descobertas, a partir de 2006, as enormes jazidas de petróleo da seção do pré-sal nas bacias sedimentares do Espírito Santo e Santos. Conselheiro do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. Guilherme Estrella ficou conhecido como o “Pai do pré-sal”. Guilherme Estrella é membro da CNTU.

 

Roberto Saturnino Braga
Formado em engenharia pela Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1954, passou a trabalhar dois anos depois no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, onde se especializou em engenharia econômica. Também estudou na CEPAL, onde foi aluno de Celso Furtado, e no ISEB. Ingressou na vida política em 1960, quando se filiou ao Partido Socialista Brasileiro, pelo qual elegeu-se deputado federal dois anos depois, a frente da coligação Renovação Federal, liderada pelo PSB.Vereador do Rio de Janeiro de 1997 - 1999, Deputado Federal pelo Rio de Janeiro 1963-1967, Prefeito do Rio de Janeiro de 1986-1988, Senador pelo Rio de Janeiro 1975-1985 e 1999-2007. Roberto Saturnino Braga tem livros publicados (ex. Contos de Réis) e mantém atualmente blogs com belos textos sobre a conjuntura política nacional. Roberto Saturnino Braga é membro da CNTU.

 

Serviço:

Debate "Recursos naturais do Brasil: história, soberania e desenvolvimento" 

Data: 21 de maio, às 19h

Local: Teatro da Reitoria UFPR (Rua XV de Novembro, 1299, Curitiba-PR).

 

 

 

Leia mais:





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.