OIT traz novas estimativas sobre trabalho infantil no mundo
Relatório que a organização lança hoje avalia os progressos na luta contra o trabalho infantil até 2012, a extensão do problema e os esforços internacionais para erradicá-lo. No Brasil, minist&e
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresenta hoje (23 ) um relatório com as estimativas mais recentes, no âmbito regional e internacional, sobre o número de trabalhadores infantis no mundo. O relatório, intitulado, "Medir os progressos na luta contra o trabalho infantil: Estimativas e tendências mundiais entre 2000 e 2012", oferece a avaliação mais recente e ampla sobre a extensão do trabalho infantil e os esforços internacionais para erradicá-lo.
Desde 2000, a OIT vem avaliando e analisando os avanços mundiais na redução do trabalho infantil. A análise, a quarta deste tipo, foi realizada dentro do objetivo traçado pela OIT de eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2016.
O relatório e todos os materiais de informação e de imprensa estão sob embargo e não poderiam ser publicados, divulgados ou citados antes das 9 horas GMT (4 horas da manhã no Brasil) desta segunda-feira, 23 de setembro. Mais informações podem ser obtidas com Severino Goes, oficial de Comunicação e Informação Pública da OIT, pelos tels (61) 2106 4625/9981 2187, ou email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Brasil fará conferência temática
Na última quinta-feira (19), a Comissão Organizadora da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, reuniu-se no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para fechar os últimos detalhes para realização do evento. Temas como logística, credenciamento, definição da programação, dos temas e confirmação dos palestrantes foram abordados pela comissão.
A III Conferência será realizada entre os dias 8 a 10 de outubro e discutirá os avanços no combate à exploração de mão de obra de crianças e adolescentes e os desafios para a eliminação das piores formas de trabalho infantil, no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília. Esta é a primeira vez que um país fora da Europa recebe a conferência.
O secretário-executivo interino, Nilton Fraiberg, deu inicio a reunião agradecendo a contribuição e o apoio de todos nessa etapa de organização do evento. “No próximo mês o Brasil receberá representantes de vários países engajados no combate ao trabalho infantil e esse será o momento de apresentar os trabalhos realizados para a III Conferência por essa comissão”, salientou o secretário.
A Comissão é composta por representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Relações Exteriores; Planejamento, Orçamento e Gestão; Previdência Social; Educação; Saúde; Casa Civil; Secretaria de Direitos Humanos; e Secretaria Geral da Presidência da República. Fazem parte ainda o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS); Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Conselho Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (Conaeti), além do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), MPT, TST e organizações de trabalhadores empregadores. Maiores informações podem ser obtidas com a Assessoria de Comunicação do MTE, pelos tels
(61) 2031-6537/ 2430, ou email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fontes: OIT e MTE
+ Notícias