ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
04/09/13

CNTU debate agenda de trabalho e prepara encontro nacional

Da programação do 2º Encontro Nacional da CNTU, em dezembro, às teses do 1º Encontro das Mulheres Profissionais Universitárias, em março de 2014, confederação organiza atividades,azeita comu

Um agenda intensiva de atividades que já se estende até o primeiro trimestre de 2014 começa a se consolidar com os encaminhamentos da 32ª Reunião de Trabalho da CNTU, realizada em 26 de agosto, para avaliação da diretoria da confederação. Da preparação do 2º Encontro Nacional da CNTU, com indicativos para os temas mais demandados na atuação política e sindical da confederação, à construção do I Encontro das Mulheres Universitárias, previsto para 14 de março de 2014, a pauta de trabalho exige reuniões sucessivas, estratégias de mobilização e muita interatividade com as bases profissionais universitárias. Por isso a pauta de trabalho incluiu também propostas para renovação do site e novas ferramentas que facilitem o diálogo e participação de sindicalizados e entidades no cotidiano da comunicação da CNTU.

Mobilizar para dezembro

O 2º Encontro Nacional já tem datas reservadas,  em 5 e 6 de dezembro de 2013,  no auditório do Seesp, em São Paulo,  e deve começar agora a mobilização para a produção de documentos preparatórios, análises, entrevistas, estudos e pesquisas que subsidiem os debates. Na reunião de trabalho, participantes previram também tarefas na que virão com os resultados do encontro, para divulgar as decisões e consolidar a documentação conclusiva.

A reunião de agosto avançou no esboço de programação, ainda a ser aprofundada, ampliada e detalhada. Mas já estão previstas grandes mesas que contribuam para a ação sindical. Nessa direção, o tema geral proposto é o  sindicalismo de camadas médias universitárias, começando pelo tema da organização sindical. Uma segunda rodada à tarde, deve enfocar a relação do sindicalismo com o desenvolvimento e a necessidade de inovar. 

Brasil 2022 e as campanhas da CNTU

A CNTU vem desenvolvendo, desde o lançamento em sua 4ª  Jornada Brasil Inteligente, o Projeto Brasil 2022, que impulsiona campanhas para a superação de entraves históricos ao desenvolvimento nacional e à qualidade de vida da população, como a garantia do direito à saúde, incluindo-se a saúde bucal, a nutrição sem agrotóxicos, o direito à mobilidade e à comunicação na era digital, além de um olhar especial para as necessidades da Amazônia, na busca de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. No total, são nove campanhas que mobilizam médicos, farmacêuticos, odontologistas, engenheiros e nutricionistas, além  da população dependente das políticas públicas e sociais envolvidas.

O andamento do projeto será apresentado pela diretoria da CNTU e aberto ao debate com participantes. A 3ª Plenária do Conselho Consultivo dará Posse dos Novos Conselheiros e será seguida pela cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade Profissional 2013.  Como nos anos anteriores, a CNTU prepara a homenagem a sete profissionais, mobilizando as federações para a indicação de seis nomes até 27 de setembro, ou seja, dentro de aproximadamente três semanas.  As indicações passam por consultas aos profissionais sugeridos, cuja presença na premiação deve ser organizada e confirmada previamente.  A diretoria da CNTU deve divulgar ainda hoje, durante reunião em Belém, os nomes já cotados para a sétima indicação, que seguirá o critério da excelência no serviço público. 

O 1º Encontro das Profissionais

De setembro a dezembro, a mobilização das mulheres da CNTU será preparatória de um primeiro evento de porte nacional, o  1º Encontro das Mulheres Profissionais Universitárias , previsto a acontecer em 14 de março de 2014. Nele serão debatidas e eleitas as teses que constituirão um documento de compromissos e lutas da CNTU no que diz respeito  ao tripé de valorização da mulher: Trabalho, Saúde  e Política. O Coletivo de Mulheres da CNTU deve se reunir no próximo dia 20 de setembro e, depois, em  6 de dezembro, para organizar e mobilizar a confederação na elaboração das teses.   Essas poderão ser inscritas tanto por integrantes das diretorias das federações e da confederação, quanto profissionais que queiram defendê-las no encontro.  

Uma Comissão de Trabalho, coordenada pela vice-presidente da CNTU, Gilda Almeida, com o apoio de duas diretoras das federações,  já deve se reunir na primeira quinzena de setembro,  ficando encarregada de receber, selecionar e editar as teses e documentos do 1º Encontro. Essa comissão terá três Grupos de Trabalho, cada um atuando em cada um dos três temas (trabalho, saúde e política) e estarão abertos à participação voluntária de profissionais e integrantes do Conselho Consultivo da CNTU.

Mais ações, mais comunicação

Toda essa agenda da CNTU exigirá também um trabalho coordenado de comunicação, que terá no portal da CNTU a sua principal ferramenta de divulgação, mobilização e compartilhamento de informações com as entidades, categorias e público interessado nos eventos e na ação sindical e política da CNTU.  Por isso a reunião dedicou um debate específico sobre a renovação do site. 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

cntusecretaria@gmail.com    cntu@cntu.org.br

 

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.