Fórum de Combate aos Agrotóxicos condena uso de substância
O documento faz referência à liberação de agrotóxico formulado à base de Benzoato de Emamectina, mesmo com após alertas para os riscos neurológicos e ao o meio ambiente, além da ausê
O Fórum Nacional de Combate aos Impactos do Agrotóxicos divulgou nota pública de repúdio a decisões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Secretaria de Defesa Agropecuária da Bahia (Sedab), que liberara produto considerado “de alta toxidade”.
O documento faz referência à liberação de agrotóxico formulado à base de Benzoato de Emamectina, “mesmo com manifestação contrária do Comitê Técnico de Assessoramento para Agrotóxicos e a existência de Nota Técnica emitida pela Anvisa, com fundamento na alta toxidade do referido produto e nos riscos neurológicos que representa para a saúde humana e o meio ambiente, inclusive em face da ausência de antídoto ou procedimento definidos para o caso de intoxicação e contaminação”.
Na nota, o Fórum lembra que “os casos de contaminação do meio ambiente e do cidadão com agrotóxicos vêm tomando cada dia mais os setores da mídia e dos tribunais, inclusive com indenizações expressivas que jamais poderão recompor vidas e o meio ambiente”.
O Fórum é um instrumento de controle social que congrega entidades da sociedade civil com atuação em âmbito nacional, órgãos de governo, o Ministério Público e representantes do setor acadêmico e científico, com sede na Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília.
Em seus documentos e instâncias, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) tem defendido um maior controle sobre os agrotóxicos no país, inclusive a proibição daqueles que já foram banidos em outros países. Em dezembro último, o conselho realizou em Brasília uma Mesa de Controvérsias sobre o tema.
Clique aqui para ler a íntegra do documento.
Fonte: Fórum Nacional de Combate aos Impactos do Agrotóxicos
NOTA DA CNTU
“Por uma alimentação saudável e contra o uso abusivo de agrotóxicos”
A mobilização para banir venenos do campo e do prato do brasileiro é tema da campanha da CNTU “Por uma alimentação saudável e contra o uso abusivo de agrotóxicos” lançada durante a 4ª Jornada CNTU - Brasil Inteligente, que debateu os desafios da década para que o país chegue ao Bicentenário da Indpendência, em 2022 com desenvolvimento e justiça social. - Saiba mais - http://cntu.org.br/cntu/internas.php?pag=MjExMw==#sthash.vAPE3qNH.dpuf
+ Notícias