Política de dispensação de medicamentos em discussão
Ás vésperas do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, Força Tarefa, composta pela Fenafar e outras 29 entidades, se reúne, na Anvisa, para discutir políticas para a dispensação de medicamentos.
Na quinta-feira, 02, aconteceu na Anvisa a primeira reunião da Força Tarefa para discutir uma política de dispensação de medicamentos. A Fenafar está sendo representada pela sua tesoureira, Célia Chaves. O objetivo do grupo e apresentar uma proposta para o assunto até outubro.A reunião foi coordenada pelo Diretor Presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, que apresentou os objetivos da iniciativa e como serão desenvolvidos os debate, de acordo com o estabelecido na portaria.
As entidades presentes elogiaram a iniciativa da Anvisa. Célia Chaves destacou a importância dessa discussão e das expectativas da Fenafar de que se possa “encontrar uma forma de qualificar a dispensação de medicamentos, assim como já qualificamos a produção. Não adianta termos um medicamento produzido com qualidade se ele não for usado de forma adequada, pois o usuário não terá resolvido seu problema. E ter um maior controle através da receita sem duvida contribui para o uso racional dos medicamentos”, alertou a diretora da Fenafar.
Neste primeiro encontro, que contou com a ampla maioria das 30 entidades indicadas para participar da Força Tarefa, definiu-se o calendário das reuniões que serão mensais – sendo a próxima no dia 10 de junho. A meta da Força Tarefa e construir uma proposta para ser apresentada em outubro.
Também foi formado um sub-grupo para realizar o levantamento de dados quantitativos (que serão fornecidos pelo setor produtivo e do comércio, que contribua para subsidiar as discussões e outro sub-grupo que ficará responsável pela relatoria dos debates e propostas. A Fenafar participará da relatoria.
Fonte: Fenafar
+ Notícias