Médicos se reúnem em Natal
Passeata, homenagens, debates médicos e uma reunião da CNTU marcam a extensa programação da Fenam em Natal, que segue até esta sexta-feira.
Com uma reunião da CNTU e outra do Conselho Fiscal da Fenam, os médicos de Natal receberam na quinta-feira (02), vários convidados nacionais para debater temas da categoria e realizar, nesta sexta, a reunião do Conselho Deliberativo da sua entidade nacional.
A programação extensa começou no 1º de maio, Dia do Trabalhador, com uma passeata que reuniu em torno de 150 pessoas e um encontro solene à noite. De acordo com a Fenam, a mobilização teve o objetivo de avaliar o contexto atual no qual os profissionais estão inseridos e planejar o futuro, deixando claro a sua preocupação com o estado no qual se encontra a saúde pública.
A caminhada teve a participação de representantes do Sinmed-RN, CFM, AMB, AMNR, CRM-RN e CTB, trabalhadores e usu[ários da saúde, além da Fenam e CNTU. O presidente da Fenam, Geraldo Ferreira, destacou o desejo de transformar o Dia do Trabalhador em uma data significativa para o movimento médico. "O 1º de maio é uma data universal de valorização do trabalho, lotada de significado. É hora do médico se sentir digno, representado, motivado a fazer uma reflexão sobre o modelo de trabalho no qual se encontra". Ele completou que a manifestação também é importante para que a sociedade se conscientize que os trabalhadores estão comprometidos com a condição da saúde.
Merecida homenagem À noite, houve uma solenidade onde convidados se manifestaram e foi realizada homenagem a um nome na história do movimento estudantil contra a ditadura, José Ferreira Lopes, o Dr. Zequinha. "Precisamos mostrarsua luta pelas questões sociais valeu a pena" disse Ferreira.
Além da CNTU e representações estaduais e nacionais da Fenam, participaram parlamentares e representantes do executivo, entidades médicas nacionais (CFM, AMB), centrais sindicais, palestrantes nacionais e pessoas comprometidas com o futuro do país e com a saúde. Na ocasião, também foi empossado o novo presidente eleito da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), Jarbas Simas.
Dois dias de debates
A reunião da CNTU e do Conselho, na quinta-feira, foi seguida por palestras com os temas "Cooperativa de Crédito: o seu sindicato deve ter uma" e "Sindicalismo de Profissões e Centrais Sindicais" Um dos palestrantes, José Flávio Linhares - consultor de Gestão Financeira, afirmou que existe um público brasileiro ligado à área de saúde que necessita de uma cooperativa de crédito, como forma de participar de " uma instituição financeira que tem todos os benefícios bancários e que ainda agrega valor na vida pessoal, profissional e social".
O segundo palestrante, Divanilton Pereira, diretor executivo da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), reconheceu que "a Fenam sempre teve um papel em discutir os rumos políticos do Brasil, fato que fortalece os laços com aquela central.
Nesta sexta-feira, o Conselho Deliberativo da FENAM debate políticas de fortalecimento, cooperativismo de crédito e cursos de formação sindical. A proposta é construir uma pauta para guiar a evolução das conquistas do trabalho médico. A ocasião conta com representantes sindicais de todo o país.
Da Redação da CNTU, com informações da Fenam