Encontro regional debate alimentação escolar
Evento destaca a importância dos nutricionistas para que o sistema nacional de merendas atenda com qualidade as crianças da região. Mas é preciso conhecer e melhorar a realidade desses profissionais no interior do Par&aacut
o Sindicato dos Nutricionistas do Pará participou, de 9 a 11 de abril, no Hilton Hotel, do Encontro de Nutricionistas da Alimentação Escolar da Região Norte 2013, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com apoio da Associação dos Municípios do Nordeste do Pará (Amunep).
O encontro foi organizado para debater a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assim como proporcionar maior integração e troca de experiências entre os nutricionistas cadastrados no Sistema de Cadastro de Nutricionistas do PNAE (Sinutri). A presidente do Sindicato dos Nutrcionistas do Pará, Darlene Ramos, ocupou a tribuna para reivindicar da equipe do FNDE, representada no evento pela coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) do FNDE, Rosane Nascimento, melhores condições de trabalho para a categoria. Para Darlene, é imprescindível conhecer a realidade enfrentada no trabalho cotidiano destes profissionais nos interiores da Região Norte e principalmente dentro do estado do Pará.
Durante o encontro, o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutrição Sustentável (Conseans), Geraldo Dumont, disse que os nutricionistas estão vivendo um momento histórico em função da implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), por meio do qual órgãos governamentais dos três níveis de governo e as organizações da sociedade civil devem atuar conjuntamente na formulação e implementação de políticas e ações de combate à fome e de promoção da segurança alimentar e nutricional. Os nutricionistas são profissionais chave para que o Sisan funcione.
A presidente do Conselho Regional de Nutrição (CRN-7), Ana Lúcia Faillace, lembrou que a resolução do Conselho Federal (CFN) nº 358 define as atribuições do nutricionista no PNAE e reforça a importância do nutricionista como profissional de saúde habilitado a assumir a Responsabilidade Técnica do Programa de Alimentação Escolar bem como para desenvolver projetos de educação alimentar e nutricional para a comunidade escolar.
A fiscalização do Sistema também foi cobrada no encontro. Segundo Rosane, o apoio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e do Conseas são fundamentais para a efetivação do PNAE na Região Norte, especialmente no Pará, porque são órgãos de controle social que podem fiscalizar o cumprimento da Lei Nº 11.947/2009, que trata da PNAE. O presidente do CAE, Hilton Durães, criticou as atitudes de alguns gestores municipais que desviaram recursos da alimentação escolar. Ele disse que denunciou 32 prefeitos, mas que apenas seis, até o momento, foram punidos.
Redação CNTU com Sindicato dos Nutricionistas do Pará e CRN-7