Organizações discutem a agenda da sustentabilidade Pós-2015
A Conferência reuniu atores-chave na discussão do desenvolvimento sustentável, com o intuito de realizar um a troca de informações e traçar estratégias para enfrentar as dificuldades dessa agenda.
Representantes da sociedade civil de diversas partes do mundo, se reuniram dos dias 20 a 22 de março em Bonn, na Alemanhã, para participar da conferência “O avanço da agenda do desenvolvimento sustentável pós 2015”. A conferência teve o objetivo de reunir atores-chave na discussão de Desenvolvimento Sustentável, com o intuito de realizar uma troca de informações e traçar estratégias para enfrentar as dificuldades dessa agenda.
Iara Pietricovsky, membro do colegiado de gestão do Inesc, foi a responsável pela abertura da Conferência. Na ocasião ela apresentou uma reflexão que aponta alguns dos problemas vivenciados no mundo que terão que ser enfrentados pela a proposta de uma agenda pós 2015. Em sua explanação, Iara afirmou que as Metas do Milênio “foram uma redução escandalosa de todo um marco de tratados e convenções internacionais constituídos desde 1992 no chamado ciclo social da Organização das Nações Unidas (ONU)’.
Entre outros pontos abordados por ela estiveram: retrocesso nos direitos humanos, em especial aos direitos das mulheres; atraso também no enfrentamento da mudança climática; implantação de uma democracia que respeite as diversidades culturais e políticas; mudanças no eixo de poder, para torná-lo plural e multilateral; o fracasso do documento final da Rio+20, a garantia do trabalho digno e sustentável ao ser humano, entre outros tantos temas que podem ser lidos na íntegra aqui.
O evento contou com mais de 250 representantes da sociedade civil e teve o apoio do Ministério Federal Alemão para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento e do Departamento das Nações Unidas de Assuntos Econômicos e Sociais. Organizado por um Comitê Gestor composto por algumas das principais redes internacionais da sociedade civil.
Fonte: INESC
+ Notícias