Provab leva 114 médicos para 43 municípios do Pará
No período de um ano, os profissionais vão cursar pós-graduação em Saúde da Família podendo atuar nas equipes de Atenção Básica. O Programa de Valorização do Profissi
O Pará vai passar a contar com mais 114 médicos que vão trabalhar nas regiões mais carentes do estado. Esses profissionais fazem parte do Provab, Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, criado para levar médicos para áreas que não contam com atendimento adequado, e também, para melhorar a formação desses profissionais. Na terça-feira, 15/03, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu, em Belém, esses novos médicos que vão atuar nas unidades básicas de 43 municípios. No período de um ano, os profissionais vão cursar pós-graduação em Saúde da Família podendo atuar nas equipes de Atenção Básica. Ao receber os novos médicos, o ministro da Saúde fez uma apresentação para detalhar o funcionamento do SUS. O ministro explicou que o médico que participa do Provab vai conhecer as reais necessidades da população.
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha:
"Um médico cada vez mais humano que conhece a realidade da população. Que não tem medo de tocar no paciente, de examinar o paciente. Que sabe que às vezes um medicamento que você prescreve, você tem que saber onde essa pessoa mora, para saber se ela pode tomar aquele medicamento, se ela consegue fazer aquele tratamento no ritmo do trabalho dela, ou seja, é esse médico que nós queremos oferecer para a população e formar, e isso é mérito também."
Cada profissional vai ser supervisionado por uma Instituição de Ensino Superior. Eles vão receber do Ministério da Saúde uma bolsa no valor de oito mil reais mensais.
Fonte: Portal Saúde
+ Notícias