Pesquisa revela má distribuição de médicos no país
A pesquisa Demografia Médica no Brasil: Cenários e Indicadores de Distribuição, que os CFM e o Cremesp divulgam hoje, traz dados sobre a migração de médicos pelo país, a presença de prof
Quem são e onde estão os médicos no Brasil? A presença de médicos no SUS é suficiente? A abertura de cursos de medicina no Interior contribui para a fixação em locais onde hoje faltam médicos? Onde atuam os médicos estrangeiros e formados no exterior? Facilitar a revalidação de diplomas estrangeiros vai resolver a falta localizada de médicos?
Essas e outras questões serão respondidas pela pesquisa, que o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) divulgam hoje, trazendo dados sobre migração dos profissionais pelo país, presença de profissionais no SUS, distribuição dos médicos formados no exterior, além de várias outras informações.
De acordo com as instituições, o resultado demonstra que o país é marcado pela desigualdade no que se refere ao acesso à assistência médica.
Segundo o estudo, fatores como a ausência de políticas públicas nas áreas de ensino e trabalho e os baixos investimentos têm contribuído para que profissionais de saúde permaneçam mal distribuídos pelo território nacional e com baixa adesão ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo em áreas de difícil provimento.
Mais informações podem ser obtidas no site do Cremesp (www.cremesp.org.br)
Fonte: Cremesp