Cúpula CELAC-EU: Inversões de qualidade social e ambiental
Evento será realizado nos dias 26 e 27 de janeiro, no Chile, e marca as relações entra a América Latina e União Europeia, além da inciência da sociedade civil.
A II Cúpula CELAC-EU, a ser realizada nos dias 26 e 27 de Janeiro, no Chile, marca as relações entre a América Latina e a União Europeia e a incidência da sociedade civil, em especial a Associação Latino-americana de Organizações de Promoção ao Desenvolvimento (ALOP), que tem participado de uma série de eventos preparatórios e produzido análises e propostas.
A II Cúpula terá como tema a questão das inversões de qualidade social e ambiental. Este debate coloca no centro das preocupações as relações birregionais, já em curso, como é o caso da cooperação ao desenvolvimento, da liberação comercial e inversões financeiras, entre outras.
Para qualificar o debate a ALOP está dispondo as análises e propostas que tem produzido.
1) Declaração do VI Foro Euro-latinoamericano-caribeño da Sociedade Civil, realizado em Santiago de Chile em Setiembre/2012.
2) Convocatória da Cúpula dos Povos que terá lugar em Santiago de Chile, entre os dias 25 e 27 de janeiro.
3) Manifesto titulado “¡Ni una muerta más! Voluntad política, valentía y recursos son la clave para acabar con la violencia contra la mujer y el feminicidio/femicidio” que ALOP, junto com um grupo de organizações e redes europeias encaminharam aos responsáveis da organização da Cúpula para ser incluída no plano de ação sobre o tema no marco da agenda das relaciones birregionais que se aprovará em Santiago.
4) Um novo número da serie “Briefs”do Observatório Social das Relaciones UE-AL, no qual Camilo Tovar analisa os conteúdos da agenda da próxima Cúpula desde a perspectiva das OSC e, em especial, de ALOP. Este material é uma minuta de um texto mais extenso que se incluirá em uma publicação que a Associação prepara sobre a Cúpula, sua agenda e seus resultados.
Todos estes materiais, e os que se agregarão nos dias seguintes, podem ser consultados no sitio web da Associação www.alop.org.mx
Edélcio Vigna, assessor político do Inesc
+ Notícias