Campanha Saúde + 10 reúne mais de 700 mil assinaturas
Foi realizada, no último mês, no Conselho Nacional de Saúde, a II Plenária do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública - Saúde+10, momento em que foi reafirmado o comprometimento de indivídu
Na ocasião, a nova Presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, abriu o encontro reiterando o compromisso do CNS com os esforços pela garantia do justo financiamento da saúde e pela coleta de assinaturas que visa garantir 10% das receitas brutas da união para o setor.
Em breve, a presidenta do CNS deverá se reunir com o presidente da Assembléia de Minas Gerais, que coordena diferente campanha com a mesma finalidade, a fim de unificá-las e alinhar os esforços em prol de um maior financiamento para a saúde pública. Hoje, a Assembléia aglutina um importante esforço de coleta de assinaturas pelo país, e faz-se importante que haja a integração de ambos os movimentos em busca do fortalecimento da causa.
Também ficou clara, na II plenária do movimento, a necessidade de que os Conselhos Estaduais de Saúde tenham maior protagonismo na coordenação horizontal do movimento e de que seja organizada uma ação de mobilização nacional para data próxima ao dia mundial da saúde, no dia 10 de abril.
Faz-se ainda importante marcar a presença política do movimento e organizar ações de coleta de assinaturas nos eventos que acontecem no mês de janeiro, entre eles, o Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre e a Bienal da UNE, no Recife, que deverá ser palco para o debate sobre o financiamento da saúde no Brasil e no mundo.
Entrevista
Confira aqui entrevista exclusiva concedida pela presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, sobre a questão do financiamento da saúde no Brasil e sobre a campanha Saúde+10.
Saiba como participar da campanha ou assinar aqui.
Fonte: Saúde Mais Dez
+ Notícias