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02/01/13

Relatório defende tecnologias sociais em negócios

Relatório elaborado pela McKinsey Global Institute, definiu tecnologias sociais como produtos e serviços que possibilitam interações sociais no universo digital

No relatório “Social Economy: unlocking value and productivity through social technology”, liberado pela McKinsey Global Institute, discute-se como as organizações podem aumentar a produtividade e gerar valor a partir de interações utilizando tecnologias sociais. Para o contexto desse relatório, a McKinsey definiu tecnologias sociais com produtos e serviços que possibilitam interações sociais no universo digital, permitindo assim que as pessoas possam interagir virtualmente.

Até aqui não há muita novidade em relação a definição dos termos. Há anos pensamos em tecnologia social com um mix entre social media, Web 2.0 e ferramentas de colaboração. Entretanto, o relatório começa a ficar interessante quando se discute como o valor é criado em diferentes industrias e com as tecnologias sociais podem impulsionar esse cenário. 

A equipe de pesquisadores da McKinsey identificou dez principais maneiras que uma organização pode gerar valor utilizando as tecnologias sociais, seja dentro de seu próprio ecossistema empresarial ou entre organizações. Estas técnicas podem ser distribuídas entre quatros principais segmentos da cadeia de valor: desenvolvimento de produto, operação e distribuição, marketing e vendas, e serviços de atendimento ao consumidor, além de outros dois que suportam e  melhoram a produtividade organizacional. 

O relatório também listou quais são os setores que podem mais se beneficiar com as tecnologias sociais. Em termos gerais, o valor que as tecnologias sociais podem gerar em uma indústrias específica é determinado principalmente pelas suas próprias características. O gráfico abaixo ilustra como algumas características, como a intensidade de conhecimento, podem ajudar a capturar valor, enquanto outras, como a necessidade de proteger informações proprietárias, podem dificultar este processo.

Os setores que mais podem ser beneficiados com as tecnologias sociais, em relação ao potencial do valor e a facilidade de sua apropriação, são as indústrias de softwares e internet, seguido da educação e serviços profissionais. O lado bom é que os provedores de serviços de saúde também estão bem classificados – falta agora a boa vontade por parte de seus gestores. Por outro lado, os setores governamentais, que deveriam se apropriar das tecnologias sociais como uma alternativa para a participação social, não estão em boa posição. Estes foram apenas alguns destaques retirados do relatório. 

Para ler o conteúdo completo, basta acessar este link.

Fonte: Limtt



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