Plenária do Movimento Saúde + 10 aprova agenda para 2013
Encontro definiu um calendário de ações políticas para o início de 2013, com o objetivo de fortalecer o movimento e ampliar a coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular.
Na última sexta-feira, 14, aconteceu a II Plenária do Movimento Saúde + 10, que contou com a participação de dezenas de entidades e com a presença da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro. O presidente da Fenafar, Ronald Ferrreira dos Santos, que coordena o movimento avalia que a Plenária teve um importante papel de já deixar um calendário de ações políticas para o início de 2013, com o objetivo de fortalecer o movimento e ampliar a coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular.
“Temos um balanço muito positivo até o momento. Já conseguimos mais de 700 mil assinaturas. A agenda de 2013 tem que ampliar a coleta para alcançarmos a meta de 1 milhão e quinhentas mil assinaturas”, afirmou Ronald.
Entre as principais atividades definidas pela plenária da campanha estão:
-
Participação do Movimento Saúde + 10 no Fórum Social Mundial Temático de Porto Alegre. O Movimento promoverá durante o FSM, além da coleta de assinaturas, o debate: “O Finaciamento da Saúde no Brasil e no Mundo”.
-
Participação na Missa do Aposentado, no dia 27 de Janeiro, em Aparecida do Norte.
-
Participação da 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, que acontecerá em Recife e do Conselho Nacional de Entidades de Base – Coneb.
-
Realização do Ato Nacional em Defesa da Saúde Pública, no dia 10 de abril, em Brasília. O movimento pretende reunir cerca de 10 mil pessoas na capital federal.
Saúde + 10 no CNS
Além desta agenda, a primeira reunião do Conselho Nacional de Saúde em 2013 terá como pauta discutir o Movimento Saúde + 10. Para esta reunião, marcada para acontecer nos dias 30 e 31 de janeiro, a mesa diretora do CNS convidará os 27 secretários estaduais de saúde.
Fonte: Saude+10
+ Notícias