Nova presidente do Conselho Nacional de Saúde
Em 72 anos de existência, esta é a primeira vez que um representante de usuários do SUS ocupa a presidência do CNS. Socorro Souza, assessora de Políticas Sociais da Contag, será também a primeira mulher
Na quinta-feira,13, aconteceu a plenária do Conselho Nacional de Saúde para eleger sua Mesa Diretora. A nova presidenta do CNS é Socorro Souza, assessora de Políticas Sociais da Contag. Em 72 anos de existência, esta é a primeira vez que uma representante de usuários do SUS – Sistema Único de Saúde ocupa a presidência do Conselho. Socorro será também a primeira mulher a presidir o CNS. No total foram 144 novos nomes indicados pelas suas entidades. Dentre eles, está também Cristiano Gonzaga da Matta Machado, que representará a Federação Nacional dos Médicos (Fenam). A Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar foi uma das entidades eleitas para compor a Mesa Diretora do Conselho.
O presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, destacou a importância da eleição de uma representante dos usuários. “É uma conquista da sociedade brasileira. A eleição de Socorro consolida o controle social e participativo, é um grande avanço para a democracia”, salientou Ronald.
A presidente eleita, Socorro Souza, destacou a importância desse espaço para o conjunto do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). “A saúde é uma demanda forte dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Esperamos que as FETAGs e STTRs também façam parte dos Conselhos nos estados e municípios. Uma das nossas expectativas é fazer com que o SUS tenha a cara do povo brasileiro”, disse.
CNTU