ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
11/12/12

A visita dos farmacêuticos à Cuba

A delegação da 2ª Caravana de Saúde relata o funcionamento da Central dos Trabalhadores de Cuba – CTC, com 18 sindicatos nacionais organizados em diferentes setores da economia. O Sindicato Nacional da Saúde reú

A delegação da 2ª Caravana de Saúde foi recebida pela Central dos Trabalhadores de Cuba – CTC. O Diretor do Departamento de Relações Internacionais, Ernesto Freire, a Especialista do Departamento de Relações Internacionais, Anabel Tellez, Anibal Melo, funcionária da CTC Nacional para América do Norte e Caribe, e Osiris Oviedo, funcionária da CTC Nacional para a América do Sul e América Central. Ernesto fez uma palestra apresentando como é a organização da CTC, sua importância para os trabalhadores e para o planejamento de todas as áreas do governo. Segundo ele, as organizações sindicais participam de todo planejamento, econômico e político de Cuba. Em Cuba há uma única central para facilitar a organização, a unidade e a força dos trabalhadores em suas reivindicações. 
Existem 18 sindicatos nacionais organizados em diferentes setores da economia. O Sindicato Nacional da Saúde reúne todos os trabalhadores na área da saúde, incluindo os farmacêuticos. O Congresso Nacional é o órgão máximo de deliberação da CTC e é realizado a cada 5 anos. O próximo congresso acontecerá em meados de novembro de 2013, e as eleições gerais acontecem de janeiro a março, depois as conferências em 168 municípios e em seguida o Congresso. Para o Congresso, há participação de todos os trabalhadores. São 100 mil seções sindicais. A tarefa de todos – antes e durante o Congresso – é debater o orçamento geral do país, discutir as prioridades para, no Congresso da CTC, aprovar as mudanças do orçamento. 
Depois disso, essas resoluções são encaminhadas para o Governo aplicar. A partir de 2010, a CTC incluiu também um novo setor da economia, os trabalhadores não estatais, são os novos e pequenos empreendedores, aproximadamente 400 mil espalhados por 181 atividades diferentes. Outro desafio importante para o Congresso será o debate sobre as novas leis trabalhistas que devem ser implantadas no país. A CTC e a Federação Sindical Mundial – FSM mantém relações internacionais no mundo todo, cerca de 136 países. Há um grande movimento internacional de solidariedade a Cuba pela luta contra o bloqueio econômico imposto pelos EUA e pela libertação dos cinco heróis cubanos presos injustamente nos EUA. O maior desafio do movimento sindical cubano é debater, unir, aglutinar e unificar os trabalhadores para o novo rearranjo econômico no país. 
A 2ª Caravana de Saúde a Cuba teve inicio no dia 19 de novembro com uma Conferência sobre o sistema de Saúde de Cuba, ministrado pelo Dr. José de Jesus Portilla Garcia, Diretor de Relações Internacionais do Ministério da Saúde. Ele fez um diagnóstico da situação da Saúde no país. Veja também o primeiro relato dessa jornada:http://www.fenafar.org.br/portal/fenafar/84/1784.html



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.