Alice Mazzuco Portugal
A parlamentar que defende a farmácia como estabelecimento de saúde é Prêmio Personalidade Profissional da Farmácia 2012
A presidenta da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, deputada federal Alice Portugal (PCdoB), é uma defensora do conceito e da construção política para reconhecimento da Farmácia como Estabelecimento de Saúde, e tem defendido a categoria dos farmacêuticos em toda sua trajetória legislativa. Por isso ela é a homenageada da CNTU com o Prêmio Personalidade Profissional da Farmácia 2012
Com formação em Farmacêutica Bioquímica em 1981 pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia,, Alice tem protagonizado lutas importantes no Congresso Nacional em relação à regularização de medicamentos no Brasil e à proibição de outros, e isto tem chamado a atenção de diversos setores no país. Por exemplo, no último dia 8 de novembro, ela foi uma das homenageadas em sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Cartarina (ALESC), em Florianópolis, pelos bons serviços prestados em prol da assistência farmacêutica.
Alice foi eleita deputada estadual pelo PCdoB da Bahia, para o mandato de 1995/1998, e reeleita para 1999/2000, presidindo a Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher por dois anos consecutivos, e realizando neste período o I e II “Encontro sobre Mulher e Política na Bahia”.
Em 2002, Alice Portugal foi eleita deputada federal, integrando as Comissões Permanentes de Educação, Cultura e Desporto e de Políticas Públicas para a Juventude, de Trabalho, Administração e Serviço Público; Turismo e Desporto e a CPI da Exploração Sexual infanto-juvenil. Em 2006, foi reeleita, integrando a Comissão de Educação e Cultura e a Comissão de Seguridade Social e Família, além de fazer parte da Frente Parlamentar da Saúde, da Frente Parlamentar do Esporte, e presidir a Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Rodoviária Federal.
Atualmente, ela trabalha para derrubar a proibição da comercialização de inibidores de apetite pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
+ Notícias