ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
06/11/12

Brasil ingressa na Plataforma sobre Biodiversidade

A organização Global Biodiversity Information Facility (GBIF), com sede em Copenhague, na Dinamarca, foi criada pelos governos em 2001 para incentivar o acesso livre e aberto aos dados da biodiversidade pela internet.

Detentor da maior biodiversidade do planeta, o Brasil assinou oficialmente, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a adesão à Plataforma Internacional de Informações sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês). Criada em 2001, com sede em Copenhague, na Dinamarca, é considerada o maior banco de dados de acesso livre sobre biodiversidade na internet.

“A adesão é muito empolgante. Muitos países enxergam a participação do Brasil na GBIF como vital para os esforços globais de conservação e gestão da biodiversidade”, avalia a presidenta do Conselho de Administração da plataforma internacional, Joanne Daly. Para ela, os cientistas brasileiros são alguns dos profissionais mais ativos. “Fazem uma extraordinária contribuição global”, observou Joanne.

Mesmo antes da adesão, mais de 1,6 milhão de registros relativos à biodiversidade nacional estavam acessíveis por meio do portal de dados da GBIF, provenientes de mais de 700 conjuntos de dados mantidos em 28 países. Com a entrada para a plataforma, amplia-se a possibilidade de publicação dos diversos registros digitais que documentam a variedade de plantas, animais e outros organismos, a partir das instituições brasileiras de pesquisa, museus, herbários e redes de observação.

A organização Global Biodiversity Information Facility (GBIF) foi criada pelos governos em 2001 para incentivar o acesso livre e aberto aos dados da biodiversidade pela internet. Por meio de uma rede global de 58 países e 46 organizações, a GBIF promove e facilita a mobilização, o acesso, a descoberta e o uso de informações sobre a ocorrência de organismos ao longo do tempo e em todo o planeta. Atualmente, mais de 388 milhões de registros, de mais de 10 mil conjuntos de dados provenientes de 422 instituições, são publicados pela rede GBIF.

Os cientistas brasileiros já são usuários de dados publicados por meio da plataforma: nos últimos três anos, pelo menos 18 trabalhos de pesquisas, de autores do Brasil, revisados por pares, citaram o uso de dados mediados pela GBIF.

Desenvolvimento - Para o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, a decisão é um marco sobre a importância do conhecimento para a gestão dos recursos naturais do País. "No ano da Rio+20, o Brasil, mais do que nunca, está assumindo um firme compromisso de direcionar as nossas políticas para o desenvolvimento sustentável”.

O objetivo do País é compartilhar experiências e estabelecer uma interface com o Sistema de Informações para a Biodiversidade e Ecossistemas Brasileiros (SIB-Br), um projeto do MCTI em parceria com a organização Global Environment Facility (GEF), envolvendo um investimento de US$ 28 milhões. O Brasil abriga cerca de 15% de toda a biodiversidade do planeta em seis biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica e Pantanal) e em sistemas costeiros e oceânicos.

Fonte: Secom/Gov



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.