ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
01/10/12

Comissão do RS realiza assembléia para difinir mobilização

Hoje, na sede do Sindicato Médico do RS (SIMERS), as 19 horas, médicos se reúnem para definir as ações de mobilização contra os abusos praticados pelas operadoras de saúde suplementar. Movimento

A Comissão Estadual de Honorários Médicos do RS (CEHM-RS), composta pelas três entidades médicas de maior representatividade do Estado, realiza assembleia geral, hoje, segunda-feira (1º de outubro), às 19h, na sede do Sindicato Médico do RS (SIMERS) para definir as ações de mobilização contra os abusos praticados pelas operadoras de saúde suplementar. O movimento é nacional e é convocado pela Comissão Nacional de Saúde Suplementar (Comsu) – formada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) -, que sugere mobilizações em todo o país entre os dias 10 e 25 de outubro. "Os médicos não podem mais suportar o arrocho a que vem sendo submetidos, do ponto de vista da remuneração, e do desrespeito ao que tange a autonomia do profissional", afirmou o presidente do Sindicato Médico do RS (SIMERS), Paulo de Argollo Mendes. Além de decidir os rumos do movimento, a assembleia servirá também para atualizar os médicos sobre as negociações que a CEHM-RS vem promovendo com os planos de saúde.

Com o slogan "Basta aos Abusos dos Planos de Saúde, Médicos exigem assistência de qualidade para os pacientes e valorização da Medicina", a Comsu está orientando as comissões estaduais a promoverem atos públicos (assembleias, caminhadas e concentrações) no dia 10 de outubro, para marcar o início da mobilização de quinze dias. A partir daí, as ações serão definidas pelas assembleias estaduais. A sugestão da Comsu é que a categoria suspenda consultas e outros procedimentos por meio de guias dos planos de saúde. Os pacientes serão previamente avisados e os procedimentos reagendados. Os casos de urgência e emergência não serão prejudicados. 

No Rio Grande do Sul, a CEHM-RS realizou uma pesquisa com os médicos credenciados com os planos de saúde para medir o grau de satisfação dos profissionais com as operadoras. Do total de médicos participantes (1.201), 54,9% responderam que entre 76% e 100% dos pacientes atendidos nos consultórios são usuários de planos de saúde. A maioria avaliou que a relação com as operadoras é regular (36,2%) e 26,1% dos profissionais classificaram a convivência como ruim. Os médicos (42%) sugerem o descredenciamento das operadoras com pior nível de relacionamento.

A CEHM reivindica as operadoras a pauta de negociação aprovada em assembleia pelos médicos: a adoção pelas empresas da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) e o reajuste no valor da consulta para R$ 80,00. A média do valor da consulta pago atualmente pelos planos está em torno de R$ 40,00. 

A inclusão da CBHPM como referência para o processo de hierarquização a ser instituído por Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é uma reivindicação nacional da categoria. A partir de então, o percentual de reajuste será o mesmo para as consultas e todos os procedimentos, sem distorções na valoração.

Conheça as bandeiras do Movimento Nacional:

Reajuste dos honorários de consultas e outros procedimentos, tendo como referência a CBHPM;
2. Inserção, nos contratos, de critério de reajuste, com índices definidos e periodicidade, por meio de negociação coletiva;
Inserção, nos contratos, de critério de descredenciamento;
Resposta da ANS, por meio de normativa, à proposta de contratualização, encaminhada pelas entidades médicas;
Fim da intervenção antiética na autonomia da relação médico-paciente.

Fonte : Taciana Giesel



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.