Comunicação e diversidade
Muitos dizem que não existe país com maior diversidade do que o Brasil. De certa forma, é verdade, já que o País abriga inúmeras formas de cultura, raça, cor, religião e orientação
As empresas, por sua vez, se tornam cada dia mais globalizadas. E o profissional, portanto, deve saber lidar com uma gama ainda maior de diferenças, que vão desde a comunicação com diversas línguas até a convivência com hábitos e culturas completamente diferentes. Agora, a pergunta é: como lidar e manter uma comunicação eficiente com uma diversidade tão grande dentro do ambiente de trabalho?
A composição da força de trabalho mudou muito nos últimos anos. As equipes estão cada vez mais diversas, multidisciplinares, multiétnicas e jovens - impulsionadas pela inclusão da geração Y no mercado de trabalho.
Para se manterem competitivas, empresas precisam aprender a unir culturas, línguas, origens e profissões, transformar tudo num conjunto integrado e ainda abrir espaço para a valorização do indivíduo. As organizações devem manter uma comunicação eficiente com essa força de trabalho diversa e, principalmente, promover a interação entre funcionários num ambiente colaborativo que estimule a inovação.
Algumas pessoas chamam esse cenário de "diversidade do pensamento". Significa a conscientização e o respeito pelas diferenças pessoais, considerando as atitudes, crenças, experiências, tradições e formas para a resolução de problemas.
Não há mais dúvidas de que a diversidade, em todas as suas dimensões, produz benefícios sociais e ajuda no desenvolvimento dos negócios. Ao acolher pessoas com diferentes formações e pontos de vista, a empresa consegue entender melhor os mercados em que atua. Dessa forma, a diversidade de uma organização se torna uma vantagem competitiva, uma vez que, com uma variedade de formações pessoais, fica mais fácil se posicionar e se comunicar com clientes, fornecedores, formadores de opinião e parceiros estratégicos globais e multiculturais.
A diversidade também contribui para uma força de trabalho mais eficaz. Ao incentivar a mistura de diferentes pontos de vista, as empresas conseguem melhores resultados, porque a quantidade de ideias diferentes que se complementam é extraordinariamente maior do que uma empresa que possui o mesmo perfil de funcionários. É uma forma de fazer as pessoas se desenvolverem por meio das diferenças. Com isso, a empresa promove a integração de pensamentos com profissionais diversificados.
A comunicação tem um papel importante para facilitar a integração entre os profissionais, não apenas na empresa, mas também no dia a dia. Um ambiente inspirador e inclusivo, onde as pessoas podem expressar seus pontos de vista, adquirir experiência e se desenvolver pessoal e profissionalmente, incentiva a adoção de hábitos de inclusão também fora da empresa. O profissional que respeita as diferenças em sua organização acaba agindo da mesma forma na sociedade.
Existem algumas iniciativas que as empresas podem usar para promover uma comunicação eficaz entre uma força de trabalho rica em diversidade:
- Incentivar os funcionários a criar comunidades informais em torno de áreas de interesse comum, como especialidades profissionais, gerenciamento de projetos ou atividades de lazer. Isso permite às pessoas compartilhar ideias e construir habilidades em um fórum aberto e inclusivo. E facilita a colaboração nas tarefas.
- Fornecer orientações aos funcionários sobre como usar as mídias sociais e tecnologias de comunicação, para que possam tirar o melhor proveito da colaboração para se desenvolverem profissionalmente.
- Promover a diversidade de culturas, pessoas, pensamentos e ideias como aspecto essencial para inovação e sucesso no mercado. Isso ajuda a empresa a atrair e desenvolver líderes globalmente conscientes de suas responsabilidades, deveres e direitos.
É de extrema importância que os funcionários trabalhem num ambiente onde a diversidade e a inclusão sejam hábitos rotineiros, para que possam colaborar e se comunicar eficientemente e se desenvolver profissionalmente. Essa pode ser uma receita para a empresa impulsionar a inovação nos seus negócios e nos seus clientes. E, ainda, formar profissionais competentes e cidadãos que não apenas respeitem, mas que valorizem e aprendam com as diferenças.
Fonte: Estadao