CNTU na Rio +20
Participação na conferência é assencial. A campanha Brasil Inteligente reforça o compromisso na busca pelo desenvolvimento sustentável. Confira as bases que serão defendidas pela confederaç&atild
A CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados) foi criada em 27 de dezembro de 2006 com o objetivo de propiciar às camadas médias universitárias uma representação nacional apta a defender seus direitos.
Além da representação coletiva das categorias ligadas a ela por meio de suas federações, a CNTU tem como bandeiras de luta fundamentais a garantia de condições dignas de vida para todos, com a valorização do trabalho e serviços públicos de qualidade e a batalha pelo desenvolvimento com inclusão social. Fazem parte dela cinco federações e 114 sindicatos em todo o País.
Nesse contexto, lançou em 18 de maio último a campanha Brasil Inteligente, que defende como ponto fundamental
a instituição de um Sistema Nacional de Educação Continuada para todos os 10 milhões de profissionais de formação universitária durante a jornada de trabalho.
Questão central para a CNTU é ainda a busca pelo desenvolvimento sustentável, o que torna os debates travados na Rio+20 e na Cúpula dos Povos essenciais à agenda da entidade.
Jornal CNTU na RIO +20 e Cúpula dos Povos
A CNTU defende a importância da realização da Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) como forma de ampliar as conquistas institucionais em torno do desenvolvimento sustentável e considera crucial a participação efetiva da sociedade civil nessas discussões para que as reivindicações e contribuições dos cidadãos do planeta influenciem de fato os acordos a serem firmados entre as nações. Tais tratativas devem contemplar prioritariamente:
• adoção de medidas efetivas de redução de emissão de poluentes atmosféricos, mas também de proteção dos recursos hídricos e correta gestão de resíduos sólidos, incluindo diminuição do consumo, reciclagem e destinação correta de itens como medicamentos;
• investimentos em desenvolvimento científico, tecnológico e inovacional e em energias renováveis para a
sustentabilidade ambiental, econômica e social, bem como estímulo a políticas de criação de empregos e
fortalecimento da indústria;
• implementação de soluções urbanas que criem cidades inteligentes, inclusivas e sustentáveis, capazes de
oferecer qualidade de vida aos seus habitantes, o que significa investimentos em transporte público e mobilidade, universalização do saneamento ambiental, serviços de qualidade em saúde e educação e moradia digna para todos;
• promover políticas que melhorem a distribuição de renda e riqueza através da valorização do trabalho e da produção e da adoção de políticas sociais garantidoras de condições básicas de existência e renda mínima a todos os cidadãos;
• política de segurança alimentar que combata a fome e os métodos de cultura e produção nocivos à saúde e ao ambiente, como o uso excessivo de agrotóxicos, o uso abusivo de aditivos químicos, gorduras e outras substâncias prejudiciais à saúde.
Por fim, a CNTU afirma o seu compromisso com o combate a todas as formas de preconceito e exclusão e com a defesa de uma cultura de paz, respeito, solidariedade e entendimento.