ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
18/04/12

Dentistas e médicos se mobilizam contra os planos de saúde

FIO, FENAM e sindicatos filiados promovem suspensão de atendimento a usuários dos planos e realizam intenso processo de mobilização pelo país para que as operadoras e a ANS negociem regras de contrataçã

Médicos e Dentistas devem parar mais uma vez de atender pacientes que tenham convênio com planos de saúde. Depois dos protestos realizados em 2011, os dentistas voltam a se manifestar esta semana. Paralisações estão programadas para quinta-feira (19) e sexta-feira (20). Já os médicos devem deixar de atender conveniados na próxima semana, no dia 25. 

FIO

O Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais (Somge), filiado à Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), divulgou em seu site a programação da paralisação em Belo Horizonte, que terá início as 10 horas da quinta-feira, com uma concentração na Praça 7. No local haverá faixas e será divulgada também uma carta aberta a população, esclarecendo a importância do movimento, que é também de defesa dos direitos dos usuários dos serviços, requerendo um atendimento de melhores condições e maior qualidade. A carta será entregue a todos  que circularem pela Praça 7.

Durante a ação, os dentistas irão fazer também um ato de protesto, onde lideranças da classe e parlamentares farão pronunciamentos sobre a suspensão do atendimento através de planos de saúde.

No Amazonas, cerca de 100 cirurgiões dentistas organizam uma paralisação no atendimento dos planos odontológicos Dental Plan, Mais Odonto e Odonto Empresa. O movimento está previsto para iniciar na próxima sexta-feira (20) e vai se estender por tempo indeterminado. 

A presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Amazonas, também filiado à FIO,  Margareth Ishigaki, explicou que a decisão foi deliberada durante assembleia na última quarta-feira (11). 

Dentre as reivindicações estão o rejuste do valor da consulta de R$ 6, 25 para R$ 80,10, o envio do pagamento após 30 dias do repasse das vias preenchidas e o pagamento de limpeza em crianças de 12 anos.

“São vários itens reclamados,como a exigência de fazer raio-x para fins de perícia, proibido pela portaria 453 da Anvisa, que pode causar até irradiação pré-cancerígina. A limitacao de procedimentos por mês, como alguns planos limitam quatro restaurações por mês é proibida”. 

Paralisações e protestos também vem ocorrendo em outros Estados, como no Rio Grande do Sul, com a mobilização do SOERGS contra a Rede UNNA, com sustenção do atendimento por tempo indeterminado.  O Sindicato filiado à FIO denuncia que, embora os valores dos planos odontológicos sejam reajustados anualmente ao consumidor, há mais de 10 anos não são repassados aos dentistas credenciados.  Além disso, os novos contratos propostos são prejudiciais à população, porque para baixar valores é preciso baixar custos e isto prejudica a qualidade do atendimento. O Sindicato também afirma que as comprovações exigidas pelo plano, como as radiografias iniciais e finais vão contra a norma da Organização Mundial de Saúde (OMS), pois coloca o paciente a uma exposição de radiação desnecessária.

FENAM

Os médicos programam suspender o atendimento aos usuários de planos de saúde na quarta-feira (25).  A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) está convocando a categoria para um protesto de alcance nacional na próxima semana, promovido conjuntamente com a Associação Médica Brasileira, e o Conselho Federal de Medicina, na forma de um Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde, que será um alerta sobre a insatisfação dos médicos com as interferências das empresas na relação entre profissionais e pacientes, e também dos baixos honorários que são pagos através do sistema de plano de saúde.

A entidades orientam os médicos para que conversem com seus pacientes, esclarecendo o motivo da reclamação, e busquem apoio da população. A categoria quer que  as operadoras de planos de saúde e a Agência Nacional de Saúde (ANS) negociem as condições de trabalho e atendam as reivindicações. 

CNTU com Em Tempo Amazonas, Gazeta do Oeste e Federações

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.