14ª CNS aprova propostas levadas pela Fenafar
Entre elas, destaca-se a inserção do programa de Assistência Farmacêutica e acompanhamento farmacoterapeutico no SUS, a ampliação do orçamento para a Assistência Farmacêutica com inclus&atil
Os Encontros Regionais de Farmacêuticos (iniciativa da Escola Nacional dos Farmacêuticos em parceria com a Fenafar) realizados ao longo do ano de 2011, como etapas preparatórias para a qualificação da intervenção da categoria na 14ª Conferência Nacional de Saúde, foram uma importante iniciativa que rendeu frutos durante a 14ª CNS. Muitas das propostas apresentadas pelos farmacêuticos foram aprovadas e constarão do relatório final da Conferência.
Entre elas, destaca-se a inserção do programa de Assistência Farmacêutica e acompanhamento farmacoterapeutico no SUS; ampliação do orçamento para a Assistência Farmacêutica com inclusão de fitoterápicos; inclusão do farmacêutico na equipe mínima da Estratégia de Saúde da Família entre outras que destacamos abaixo, na íntegra.
DIRETRIZ 07 - EM DEFESA DA VIDA: ASSEGURAR ACESSO E ATENÇÃO INTEGRAL MEDIANTE EXPANSÃO, QUALIFICAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS
- Inserir o programa de Assistência Farmacêutica e acompanhamento farmacoterapeutico no SUS, realizado pelo farmacêutico como mecanismo de acompanhamento e avaliação da terapêutica, em particular em grupos de atenção especial a saúde, como idosos, crianças, pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas,infecto-contagiosas e transtornos mentais, visando ao uso racional de medicamentos.
- Ampliar os recursos para assistência farmacêutica incluindo os fitoterápicos com financiamento das três esferas de governo, de forma a garantir atendimento humanizado e digno aos usuários de Medicamentos nas farmácias.
DIRETRIZ 08 - AMPLIAR E FORTALECER A REDE DE ATENÇÃO BÁSICA (PRIMÁRIA):TODAS AS FA MÍLIAS, TODAS AS PESSOAS, DEVEM TER ASSEGURADO O DIREITO À UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
- Modificar a equipe mínima da Estratégia de Saúde da Família, com a inclusão de novas categorias profissionais como: fisioterapeutas,educadores físicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, e agentes de endemias.
- Ampliar a política de assistência farmacêutica compreendendo seus componentes: básico, estratégico e excepcional, revisando e ampliando o rol de medicamentos tanto nas farmácias publicas quanto no programa Farmácia Popular.
DIRETRIZ 10 - AMPLIAR E QUALIFICAR A ATENÇÃO ESPECIALIZADA, DE URGÊNCIA E HOSPITALAR INTEGRADAS ÀS REDES DE ATENÇÃO INTEGRAL
- Implementar a política de atenção laboratorial e descentralizar os laboratórios centrais (LACEN) com o objetivo de maior acessibilidade dos usuários.