ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
24/10/11

Dia do Dentista reforça protestos contra os planos de saúde

Odontologistas de Sergipe paralisam atendimento a planos de saúde por 24 horas. Em Olinda, atividades municipais são educativas.

Os cirurgiões-dentistas, em Sergipe vão suspender o atendimento a pacientes de planos odontológicos nesta terça-feira, 25, data em que se comemora o Dia do Dentista.  A paralisação de 24horas é um protesto contra os baixos valores pagos pelas operadoras.  A categoria reivindica aumenta da tabela de procedimentos e o reajuste periódico dos honorários.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), Augusto Tadeu Ribeiro Santana, afirma que a iniciativa é a maneira que profissionais da área encontraram para manifestar a insatisfação com relação aos valores repassados pelas operadoras de planos de saúde por cada consulta e procedimento realizados. De acordo com os dentistas, enquanto os planos aumentaram suas mensalidades muito acima da inflação nos últimos 10 anos, os reajustes dos honorários têm sido irrisórios e a paralisação serve como alerta à sociedade.

De acordo com a presidência do CRO-SE, neste dia, consultas e procedimentos marcados através de convênios serão suspensos e os pacientes terão seu atendimento remarcado para outra data, mas os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos.

De acordo com a categoria, uma consulta está tabelada em R$ 12, 00, bem abaixo dos R$ 50,00 cobrados nos consultórios particulares. Além disso, os profissionais alertam que ao contrário do que ocorre com os médicos, quando um dentista clínico geral encaminha um paciente para um especialista só quem recebe a consulta no mesmo mês é o clínico. Os que fizerem consultas depois dele só recebem após 90 dias.

Plano de Cargos e Salários- Outra luta dos cirurgiões-dentistas é a inclusão desses profissionais no quadro de carreiras de Estado. “É sem dúvida uma grande conquista para população, em especial as mais carentes. A medida vai minimizar a carência de profissionais em municípios de difícil acesso. Também vai possibilitar às populações assistidas não apenas o tratamento curativo, mas principalmente educação, promoção e prevenção em saúde”, complementa ele ao alertar que o câncer bucal está entre as doenças que mais matam, sendo o quinto em homens e o sétimo em mulheres.

Em Olinda, Prefeitura e Universidade movimentam o dia

Com o tema Olinda faz Você Sorrir, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Olinda, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove na manhã da próxima terça-feira (25), Praça do Carmo, uma ação educativa de saúde. O evento faz parte das comemorações do Dia do Dentista, cujo objetivo será orientar a população sobre os cuidados com a saúde bucal e prevenção de doenças como o câncer de boca.

O evento terá temas distribuídos em quatro ciclos (crianças, adolescentes, adultos e idosos). As crianças terão orientação para prevenir as cáries com apresentação do grupo de teatro Sorrir Daqui pra Frente, da UFPE. Para os adolescentes o foco será as consequências do álcool, cigarro e drogas para a saúde bucal.

Já o público adulto contará com orientações que possam identificar feridas na boca, que podem resultar em câncer. Os idosos terão dicas para manter os cuidados com a prótese dentária. Haverá também orientação de escovação para todos os segmentos.

A ação é fruto da parceria com os dentistas da rede de saúde de Olinda e apoio de professores, estudantes de odontologia da UFPE, Brasil Sorridente e da rede da Prefeitura de Olinda.

Para a coordenadora de saúde bucal de Olinda, Raquel Oliveira, fundamental é levar informações à população sobre a saúde bucal. “Vamos orientar a população para ter atenção com a boca, identificar quando uma ferida não cicatriza ha mais de 15 dias, podendo ser diagnosticada como câncer”, disse. Ela acrescentou que no local haverá um setor para coletar material para histopatológico (biopsia) para quem apresentar ferida na boca, com características cancerígenas.

(Fontes: CRO-SE, Infonet e jornalista Cristiana Cruz, da Secretaria de Saúde de Olinda)

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.