Médicos paralisam atendimento aos planos em 15 estados
Confira como foi o movimento pelo Brasil
Com forte adesão em todo o país, médicos de vários estados suspenderam, na quarta-feira, 21/09, o atendimento aos usuários de planos de saúde, em um protesto organizado pelas três entidades médicas nacionais: Fenam - Federação Nacional dos Médicos, Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina.
Em 15 estados, a paralisação atingiu os planos que se recusaram a negociar reajustes nos honorários ou que apresentaram propostas irrisórias à categoria, bem como os que insistem em manter uma postura antiética na relação com os profissionais. Em nove unidades da Federação, no entanto, o movimento atingiu todas as empresas da área de saúde suplementar
Na Bahia, os médicos decidiram paralisar o atendimento aos usuários de planos de saúde por uma semana, começando na quarta-feira, dia 21.Em Minas, 80% dos médicos que atendem planos paralisaram os atendimentos como as consultas eletivas e outros procedimentos no estado. O movimento também foi marcado por uma audiência pública, que reuniu representantes dos médicos e das Comissões de Defesa do Consumidor e Saúde na Assembleia Legislativa. Na capital, Recife, a corrida pela CBHPM foi a maneira que os médicos encontraram para manifestar a insatisfação da categoria diante dos valores praticados pelas operadoras de saúde sobre os honorários.
Confira como foi a manifestação nos diversos Estados na cobertura deDenise Teixeira, da Fenam.