CNTU discute regulação e desafios da saúde no Brasil
Entidade defende a regulamentação da Emenda 29, que pode resultar em investimentos de mais de R$ 15 bilhões para a saúde
O financiamento do SUS e a melhoria da saúde é um dos temas do seminário que a CNTU realiza no dia 15 de julho, às 9h, no auditório do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp). A CNTU acredita que a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 colocará mais de R$ 15 bilhões na saúde, já que os gastos serão obrigatoriamente direcionados para ações específicas do SUS.
Com o tema “CNTU e a Saúde no Brasil”, o seminário tem como objetivo dar continuidade às lutas pela melhoria do financiamento do SUS e para o enfrentamento de temas vinculados à gestão da saúde.
O presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, explica que o seminário discutirá temas que afetam diretamente as condições de vida da população. “Defendemos o aperfeiçoamento da gestão do SUS e os serviços prestados à população. Hoje vivemos um momento de grande expectativa no Brasil para a aprovação da regulamentação da Emenda 29, que pode aumentar os investimentos em saúde. O seminário discutirá a temática e também a questão da humanização da medicina. Nossa intenção é valorizar os trabalhadores do segmento e apresentar para o país propostas que sustentem um projeto de desenvolvimento com inclusão social.”
Participam do seminário representantes do governo federal, especialistas e profissionais da saúde. Na ocasião, a coordenadora de ações estratégicas do departamento de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Rosana Puccini, vai abordar o tema “Gestão Pública”.
Serviço:
Seminário: “A CNTU e a Saúde no Brasil”
Dia: 15 de julho
Hora: 9 horas
Local: Auditório do Simesp – Rua Maria Paula, 78, 1º andar, Bela Vista – São Paulo
Mais informações e inscrições pelo tel. (11) 3292-9147 e e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Programação:
9h – Abertura
1ª Mesa
9h30-Gestão Pública
Palestrante: Dra. Rosana Fiorini Puccini, coordenadora de Ações Estratégicas do Departamento de Gestão da Educação na Saúde-DEGES/SGTES/MS
10h-Regulação e desafios: implantação da Regulação Única das urgências, regionalizada e integrada ao complexo regulador
Palestrante: Armando De Negri Filho, Rede Brasileira de Cooperação em Emergência
2ª Mesa
10h30-Humanização da Medicina
Palestrante: Maria Rita de Assis Brasil, Secretária da Discriminação e Gênero (Fenam)
11h-11h30-Coffee break
11h30-Financiamento do SUS
Palestrante: Gilson Carvalaho, especialista na área de saúde pública e consultor do Conasems
12h-13h-Debate
13h-14h-Intervalo/Almoço
14h30-15h30-Debate/Plenária final – Carta de São Paulo
16h-Encerramento