Em Tocantins, presidente da CNTU conclama unidade em defesa do Paí
Murilo Pinheiro é também presidente da FNE e falou aos engenheiros lembrando que o momento é difícil e requer atenção do movimento sindical
Murilo Pinheiro fala sobre projeto Cresce Brasil em Tocantin
À abertura do V Simpósio de Tecnologia e Desenvolvimento sustentável, na quarta-feira (25/3), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (PAB) de Tocantins, em Palmas, o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Celso de Campos Pinheiro, ao ministrar a palestra “Cresce Brasil – Novos desafios 2015”, conclamou a unidade de todos em defesa do Brasil.
“O momento em que vivemos é difícil, mas deve ser enfrentado com a unidade da engenharia. Precisamos ajudar o nosso país.” O evento também marcou os 25 anos do Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos no Estado do Tocantins (Seageto) e a posse de Marcelo Costa Maia no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado (Crea-TO).
Na quinta-feira (26), industrialização, conjuntura econômica e o futuro industrial de Tocantins foram os temas abordados na primeira etapa de palestras, na parte da manhã. O aproveitamento do cerrado com sustentabilidade e a questão do uso da água, poluição dos rios e saneamento básico foram tratados nas palestras da tarde.
O projeto Cresce Brasil, da FNE, reune propostas e soluções para as várias áreas implicadas no desenvolvimento do país, com sustentabilidade e inclusão social. Vem sendo construido pela engenharia desde 2006 e já contribuiu com vários projetos e políticas públicas implementadas nos últimos anos, a exemplo de obras fundamentais de infraestruturas contempladas pelos Programas de Aceleração do Crescimento (PAC). Desde o início do projeto, encontros regionais e temáticos tem sido realizados pelo país, reunindo profissionais, gestores, autoridades e lideranças em torno de problemas e potenciais das regiões mobilizadas.
A apresentação do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” também foi o principal tema da audiência entre o governador Marcelo Miranda, de Tocantins, e representantes nacionais e estaduais, do ramo da engenharia, no último dia 25, no Palácio Araguaia, em Palmas, em audiência solicitada pelos presidentes do Crea-TO, Marcelo Costa Maia, e do Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos do Tocantins (Seageto), Antônio Ciro Bovo.
Tocantins governador 2Governador Marcelo Miranda recebe entidades representativas dos engenheiros / foto: Lia Mara/Secom
Durante o encontro, Murilo Celso de Campos Pinheiro, entregou ao governador uma publicação que registra a história dos 50 anos da entidade. Agradecido, o governador ressaltou a importância e a missão da federação, do sindicato e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea–TO). “São entidades muito importantes para o desenvolvimento ordenado do Estado, especialmente pelo papel de seus profissionais, de orientar e fiscalizar o exercício da profissão” destacou.
Redação FNE
+ Notícias