SUS é o único atendimento para 70% da população brasileira
Especial SUS 20 anos: Balanço da saúde de 2009 contabiliza 2,3 bilhões de procedimentos ambulatoriais por ano
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o único recurso de assistência à saúde disponível para 70% da população brasileira, reunindo 64 mil estabelecimentos credenciados, segundo o balanço parcial da saúde em 2009, apresentado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no final de novembro. Desde sua criação, pela Constituição Federal de 1988, o SUS vem acumulando números expressivos na assistência à saúde a 190 milhões de brasileiros, o que o credencia - nas palavras de Temporão - como "a maior política social em curso no país".
Anualmente, o SUS realiza 2,3 bilhões de procedimentos ambulatoriais; 254 milhões de consultas e 11,3 milhões de internações. Dentre as conquistas obtidas nesses 21 anos, sobressaem a queda de 60% na taxa de mortalidade infantil - creditada, principalmente, ao Programa Saúde da Família (PSF), presente hoje em 94,2% dos 5,5 mil municípios brasileiros - e a iminência de a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar o Brasil livre da rubéola e da rubéola congênita.
Além de conviver com uma carência crônica de recursos - "o Brasil gasta pouco em saúde, apenas 3,4% do PIB (Produto Interno Bruto)" -, o SUS tem como desafio maior, segundo Temporão, enfrentar as rápidas mudanças no perfil demográfico e epidemiológico, com redução da taxa de fecundidade (número médio de filhos por mulher) e aumento da expectativa de vida. O ministro acredita que, se não houver reforço no financiamento do SUS, sua sustentabilidade estará ameaçada.
Fonte: Saúde Business
+ Notícias