ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
30/11/09

Campanha contra o câncer mobiliza médicos e SUS

Dia nacional de combate à doença foi celebrado na sexta-feira, com declarações, entrevistas e divulgação de campanhas. Atividades prosseguiram no final de semana

Parabéns, você conseguiu! Com essa frase estampada em uma faixa de boas vindas, um posto de saúde na cidade de Taguatinga, no Distrito Federal, festejou no sábado (28) o Dia Nacional de Combate ao Câncer (celebrado oficialmente na sexta, dia 27) entregando certificados a mais de 50 pessoas que passaram pelo tratamento para parar de fumar. Quem foi ao local pôde ainda assistir a palestras e fazer exames de prevenção de câncer bucal e dermatológico.


“Parar de fumar é importante para prevenir o câncer e para evitar doenças cardiovasculares. São as duas principais causas de morte evitável”, disse o médico Francisco Leal (foto). Em palestra sobre prevenção do câncer, ele disse que, em 2008, 7 mil pessoas participaram de grupos, organizados por centros de referência da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, com o objetivo de parar de fumar.

A assistente social Francimery Bastos, coordenadora nacional da campanha, ajudou a organizar o evento e defendeu a aprovação de projeto de lei distrital que proíbe o fumo em ambientes fechados no DF. “A aprovação da lei é um passo para evitar o câncer”, argumentou.

Mais medicamentos no SUS

A passagem do Dia Nacional de Combate ao Câncer também foi lembrada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que informou que o Sistema Único de Saúde (SUS) está se preparando para ampliar o tratamento de pessoas dependentes do cigarro por meio do uso de remédios e de tratamento psicoterápicos. O objetivo é tentar diminuir o percentual de mortes em decorrência do tabagismo. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), dos 500 mil casos de câncer previstos para o ano que vem, cerca de 100 mil serão causados por doenças relacionadas ao fumo, como câncer de pulmão e de bexiga. 

“Grande parte dos fumantes consegue parar de fumar com terapia de grupo e grupos de discussão. Outra parte precisa de medicação, e o SUS está se preparando para enfrentar isso também”, afirmou Temporão, após divulgação da Pesquisa Especial do Tabagismo, no Rio.

Não existe cigarro inofensivo

O programa Revista Brasil da Rádio Nacional, entrevistou o diretor do Centro de Oncologia de Campinas, Fernando da Cunha. O médico ressaltou que a bebida associada ao fumo são os principais responsáveis pelo aumento nos índices dos chamados tumores de cabeça, que são os cânceres de difícil controle, e que atacam a língua, boca, laringe, faringe e esôfago. Para o ele, os cigarros de baixo teor de nicotina são os piores.

“Não existe cigarro inofensivo. O cigarro chamado de baixo teor é pior. Acreditamos que o malefício do fumo está no alcatrão, nas mais de duas mil substâncias cancerígenas que ele tem. A nicotina é uma substância que faz com que a pessoa se torne viciada. Então os cigarros de baixo teor faz com que o indivíduo acabe fumando mais em número, e mais alcatrão ele ingere”, explicou.

Obesidade é a outra vilã

O oncologista também informou que, infelizmente, o ganho excessivo de peso, que hoje é epidemia nos países de primeiro mundo, principalmente os Estados Unidos, está avançando no Brasil a uma velocidade alarmante.

“O obeso tem uma maior chance de desenvolver o câncer de mama, principalmente as mulheres depois da menopausa. Na mulher obesa, há ainda a frequência do câncer do colo do útero. Outros tipos de câncer, como o do pâncreas e do esôfago também estão ligados ao peso”, disse. Segundo o médico, o Brasil tem apresentado avanços na área de diagnósticos, técnicas de cirúrgicas

e descoberta de novos medicamentos, que estão atuando diretamente contra a doença, têm garantido uma melhor qualidade de vida dos pacientes, mas que falta ainda uma evolução na área preventiva.

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.