ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
26/11/09

III Eco São Paulo aborda desenvolvimento sustentável

Evento discute inclusão social e melhorias para o meio ambiente

Discutir e propor soluções de desenvolvimento sustentável é o objetivo do III Eco-SP – Encontro de Meio Ambiente de São Paulo – iniciado ontem (25) e que prossegue até esta sexta-feira (27) no Novotel São Paulo Center Norte.

O evento é promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP) em parceria com a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

Em sua terceira edição, o Eco-SP debate temas constantes do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento e a Superação da Crise”, que prima, principalmente, pela inclusão social como ferramenta para o desenvolvimento sustentável.

A solenidade de abertura apontou que, para ampliar o debate sobre sustentabilidade, meio ambiente e desenvolvimento do país, serão tratados temas como a utilização de energias alternativas como a eólica e a solar, e, sobretudo, como concretizar o desenvolvimento nacional preservando os recursos naturais às gerações futuras.

A programação também inclui palestras sobre recursos hídricos, resíduos industriais, gestão ambiental, sustentabilidade nas edificações, o modelo brasileiro de energia nuclear, entre outros. Além disso, o evento trará uma exposição sobre as novidades mundiais no mercado de crédito de carbono.

De acordo com Murilo Pinheiro, presidente da FNE, a finalidade do encontro, que conta com vários módulos diferenciados sobre a prática ambiental, é a superação das desigualdades sociais do nosso país.

“A inclusão social baseada na sensibilização da sociedade para a construção de um planeta sustentável é a chave para um desenvolvimento comprometido com o futuro. Pensando nisso, atuaremos na busca de soluções tentando influenciar políticas públicas”, diz.

O evento está sendo coberto pela equipe de imprensa do Seesp e FNE. Acompanhe cobertura completa pelo site da FNE. www.fne.org

Energias renováveis

O grande potencial de energia eólica do país é um dos itens importantes que vai ser tratado durante o evento. A palestra do engenheiro Tadeu Matheus, vai discorrer sobre os benefícios técnicos e ambientais do uso da energia eólica no Brasil. Ele vai destacar o fato do curto período de tempo necessário para a implantação de usinas eólicas, que pode variar entre 12 e 24 meses.

No entanto, ele considera imprescindível a aprovação do Projeto de Lei 630/2003, que está tramitando na Câmara dos Deputados. Esse projeto altera o artigo 1° da Lei n° 8.001, de 13 de março de 1990, e constitui um fundo especial para financiar pesquisas e promover a produção de energia elétrica e térmica a partir da energia solar e da energia eólica.

No Senado, a expectativa é quanto ao Projeto de Lei 311/2009, de autoria do senador Fernando Collor (PTB-AL), que institui o Regime Especial de Tributação para o Incentivo ao Desenvolvimento e à Produção de Fontes Alternativas de Energia Elétrica - REINFA e estabelece medidas de estímulo à produção e ao consumo de energia limpa. Este projeto aguarda designação do relator. 

A palestra que vai elucidar a forma de utilização do vento como combustível, também vai citar casos de sucesso realizados no país. De acordo com Matheus, a Wobben, empresa especializada na instalação de usinas eólicas, já instalou 16 parques só no Brasil, sendo nove no âmbito do Proinfa.

Outro tema relevante é a preocupação quanto à insuficiência de área para novos aterros sanitários, que trouxe a necessidade de novas alternativas de tratamento do lixo. Esse é o assunto da palestra do engenheiro Sérgio Frate durante o III Eco SP.

De acordo com o especialista, a Empresa Metropolitana de Águas e energia S.A – EMAE – dedicou-se ao estudo do tema e chegou a um método alternativo para a disposição final do lixo com geração de energia.

Diferentemente dos meios já utilizados, o lixo é incinerado antes de aterrar, e, a partir disso, o processo é o de uma usina termoelétrica normal, onde a queima gera calor, que gera vapor, que turbina e se transforma em energia. “Destruir resíduos gerando energia é uma das soluções para acabar com os problemas de impactos sanitários no Brasil”, enfatiza Frate.

A palestra vai elucidar a importância da utilização dessa fonte alternativa limpa e renovável, como também vai apresentar resultados obtidos nos estudos e os desafios para a implantação de um empreendimento desse tipo no Estado de São Paulo, gerando assim, uma alternativa de gestão ao problema do lixo e agregando uma nova fonte à matriz energética brasileira.

Resultado do Eco-Vale, realizado  por  quatro anos na cidade de Taubaté para discutir as questões ambientais da região do Vale do Paraíba, o Eco-SP firma-se como importante fórum de debate na busca de soluções para uma sociedade sustentável e justa.

Serviço

III Eco São Paulo

25 a 27 de novembro de 2009

Novotel São Paulo Center Norte

(Av. Zaki Narchi, 500 – Vila Gulherme – São Paulo)

Inscrições e informações:

(12) 3633-7371 / (12) 3633-5411  / (11) 3113-2616

www.ecovale-seesp.com.br 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.