Dia Mundial do Meio Ambiente
Neste 5 de junho, a CNTU renova seu compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável e apresenta o seu departamento criado para tratar desse tema fundamental.
05062015-125452-sustainablecity
5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente
2015 - Ano Internacional dos Solos
O “Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia - 5 de junho” foi instituído em 1972 pela Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), com origem na Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Na ocasião, em que se reuniram 113 países e 250 organizações não governamentais, o tema central foi a degradação que o homem vinha causando ao meio ambiente.
Este ano de 2015 foi decretado pela ONU como o Ano Internacional dos Solos, com o intuito de conscientizar a sociedade quanto à importância dos solos para a vida humana. O solo tem o poder de influenciar as economias regionais e globais, as aglomerações urbanas e industriais, as florestas e a capacidade de armazenamento de água, bem como a produção de alimentos e a produtividade.
Em meados do século XX, o meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo. Já na segunda década deste século XXI, este dia comemorativo precisa ser visto como momento de reflexão e construção de ações socioambientes contributivas para uma sociedade mais justa e ambientalmente correta.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) está desde sempre atenta às questões ambientais. Realizou debates e produziu publicações por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e a Cúpula dos Povos, realizados em 2012. No âmbito da campanha Brasil Inteligente, merecem destaque os temas “Mais ciência, tecnologia e inovação na Amazônia” e “Contra o uso abusivo de agrotóxicos”. Em última instância, todas as ações da CNTU visam o desenvolvimento sustentável, como está demonstrado no documento lançado em 2014 “50 propostas para o Brasil”.
Neste “Dia Mundial do Meio Ambiente”, 5 de junho de 2015, a CNTU vem lançar publicamente o seu recém-criado Departamento da Amazônia e Meio Ambiente com a competência de: a) acompanhar e avaliar as questões ambientais; b) propor medidas e políticas públicas de sustentabilidade; c) inovar e implementar a campanha Brasil Inteligente “Mais Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia”.
Assim, a CNTU renova seu compromisso com as lutas por relações mais equilibradas entre o homem e a natureza e pelo desenvolvimento socioeconômico sustentável do Brasil e do planeta. Que a justiça social e ambiental prospere no globo.
Nota da Diretoria da CNTU
+ Notícias