Kailash Satyarthi: há 168 milhões de crianças a serem salvas
Nobel da Paz em 2014 pelo combate ao trabalho infantil falou à plenária 104ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho
Em uma sessão especial da plenária da 104ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho, na quinta-feira (11/6), o ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2014, Kailash Satyarthi, fez uma convocação à atuação contra o trabalho infantil.
Ele lembrou que desde a publicação da Convenção 182, sobre Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e Ação Imediata para sua Eliminação, em 1999, muito se avançou. No entanto, o caminho a percorrer ainda é longo, tendo em vista que ainda existem 168 milhões crianças submetidas ao trabalho infantil, inclusive em suas piores formas, como prostituição e a participação em guerras. “Não podemos tolerar isso. Cada uma dessas crianças é um coração”.
Para Satyarthi, além da dedicação e compromisso do conjunto dos governos e sociedades, erradicar o trabalho infantil exigirá ação eficaz. “Temo que aprender com o que não funcionou. O vínculo com a base é essencial para estabelecer qualquer programa. A experiência a distância não funciona”, advertiu.
O vídeo da participaçao de Kailash Satyarthi, com áudio e legendas em inglês, está disponível aqui.
Rita Casaro/Comunicação CNTU