Presidente do Somge articula comissão de vigilância em odontologia
Sua proposta foi apresentada e acatada durante reunião com o superintendente geral de Vigilância Sanitária de Minas Gerais, Rilke Novato, para discutir os principais problemas enfrentados pelos cirurgiões dentistas do estado no setor.
O. presidente do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais (Somge), Eduardo Gomide, participou de reunião histórica, no dia 10 de junho de 2015, com o superintendente geral de Vigilância Sanitária estadual, Rilke Novato, na sede do governo, para discutir os principais problemas enfrentados pelos cirurgiões dentistas do estado no setor.
Na ocasião, Gomide também epresentaouo o presidente da Associação Brasileira de Odontologia MG (Abomg), e teve acatada, a proposta de formação de uma Comissão Permanente de Vigilância Sanitária, que será formada pela Superintendência e as entidades da odontologia, para discutir assuntos importantes, como: reformulação do Protocolo Estadual de Vigilância Sanitária, o recolhimento dos resíduos sólidos da odontologia, a Lei de Acessibilidade e sua implementação no estado, a prescrição medicamentosa dos cirurgiões dentistas, dentre outros importantes temas de interesse da categoria.
Ficou acertada a participação da Vigilância Sanitária Estadual no Seminário: "Uso Racional de Medicamentos em Odontologia: a importância da prescrição responsável.”, que será promovido pelo SOMGE, no segundo semestre de 2015 e o fornecimento de cartilhas explicativas sobre as normas em vigor aos profissionais, de forma a colaborar na organização de seus estabelecimentos de saúde. Colocou todo o setor de Vigilância Sanitária a disposição dos Cirurgiões Dentistas, para que possam estar consultando previamente, de forma a facilitar a adequação dos seus consultórios.
Também na oportunidade, o superintendente comprometeu-se em estar trabalhando na qualificação permanente dos agentes da Vigilância Sanitária, de forma a humanizar mais o atendimento.
Foi acordado que o Somge, estará recebendo as denúncias dos profissionais, de forma a proteger o sigilo quanto à identidade dos denunciantes, tanto de abusos em exigências, quanto na postura inadequada dos agentes de todo o estado de MG e encaminhará essas denúncias diretamente a Superintendência da Vigilância. Do outro lado, o superintendente comprometeu-se a tomar todas as providências cabíveis e o retorno imediato sobre as medidas e providências adotadas, que serão retornadas ao Somge, para que o Sindicato e a categoria possam ter suas reclamações e denúncias avaliadas.
Será também avaliado e discutido com a Superintendência, os abusos e excessos das empresas de recolhimento de resíduos sólidos, de forma a dar aos colegas, não só mais opções de escolha quanto à contratação do serviço, mas também a certeza de que essas empresas permaneceram sob fiscalização constante.
Participou também da reunião, a cirurgiã dentista Patrícia Maria de Faria, Diretora de Odontologia da Superintendência de Vigilância Sanitária de MG.
Somge
+ Notícias