ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
27/07/15

Economistas debatem alternativas pós-ajuste

Sindecon-SP promove, na próxima quinta-feira (30),  um encontro em torno do tema “Desindustrialização e Reindustrialização - As perspectivas e possibilidades para a indústria brasileira “, com exposição do professor Jorge Hori, especialista em Inteligência Estratégica.

Uma das questões mais relevantes para pensar e discutir o futuro do Brasil, na visão do Sindicato dos Economistas de São Paulo, é a desindustrialização que está em curso, em meio a crise brasileira. O ajuste que está sendo promovido para superá-la está causando – ainda que conjunturalmente – uma recessão, ameaçando uma estagflação. E as perspectivas otimistas indicam uma recuperação e retomada do crescimento a partir de 2017, admitindo os anos de 2015 e 2016, como perdidos em termos de crescimento.

Para entender os desafios da conjuntura brasileira e alternativas, o Sindecon-SP promove, na proxima quinta-feira (30),  um encontro em torno do tema Desindustrialização e Reindustrialização - As perspectivas e possibilidades para a indústria brasileira, com exposição do professor Jorge Hori. Especialista em Inteligência Estratégica, o expositor tem vasta experiência no setor público e no setor privado, como assessor de Governador do Estado, Ministro da Fazenda, Secretários da Fazenda Estadual e Municipal, mantém consultoria com sindicatos e com o Instituto de Altos Estudos da UGT. Caberá  a ele expor as questões para discussão, em torno de 30 minutos, seguida de uma sessão de esclarecimentos e debates por cerca de 2 horas e 30 minutos.

Para o Sindecon-SP, a  retomada do crescimento, mesmo mais distante não será automática. Requer algumas ações prévias já agora e devidamente planejadas, para que o Brasil encontre os rumos para o pós-ajuste, considerando novos paradigmas, e não a mera retomada do que ora existe. Várias perguntas desafiam os economistas e o Pais, e serão enfrentadas no encontro: 

  • A indústria instalada no Brasil sobreviverá a esta crise?
  • Quais as perspectivas da indústria brasileira tradicional perante a hegemonia mundial da China?
  • O restabelecimento de medidas protecionistas será a saída para uma sobrevida?
  • O Brasil aceitará a alternativa de implantar plataformas de exportações pelas multinacionais?
  • O Brasil está inserido nas cadeias produtivas globais? E nas cadeias globais de suprimento?
  • A retomada do crescimento será automática, ou dependerá de um planejamento de longo prazo?
  • A indústria automobilística no Brasil sobreviverá?
  • A maior inserção do Brasil na cadeia produtivas dos equipamentos médicos é viável? É uma saída para a revitalização?
  • A indústria tradicional de bens de consumo, como calçados e vestuário tem futuro?
  • Quais são os rumos que a indústria brasileira deverá tomar?

O evento terá início às 9h, na sede do Sindecon-SP, à Rua Almirante Pereira Guimarães, 211, Pacaembu, São Paulo, antecedido por um “café de boas-vindas” a partir das 8:30, seguindo sem intervalos até às 12:00 hs. Maiores informações podem ser obtidas pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou do telefone 3872-9880.

 Redação CNTU, com Sindecon-SP



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.