ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
18/09/15

Engenharia, inovação e desenvolvimento

Rita CasaroRita Casaro 

Tema foi tratado por Murilo Pinheiro e o diretor geral do Instituto Isitec,  Saulo Krichanã Rodriguez, em palestra da 72ª Soea, em Fortaleza

Na apresentação inicial feita na manhã desta sexta-feira (18), na na 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Fortaleza (CE), o presidente da CNTU, que participou representando as entidades dos engenheiros, FNE e Sindicato dos Engenheiros de São Paulo ( Seesp), Murilo Pinheiro, observou que o Brasil vive uma crise econômica séria, agravada pela crise política que dificulta que se encontrem saídas aos problemas. Diante desse quadro preocupante, que, de acordo com o dirigente, já se traduz em paralisação de obras e projetos e desemprego, inclusive para os profissionais da área tecnológica reunidos nesta Soea, “a questão que se coloca é: qual o papel que cabe a nós? Que contribuição devemos dar ao País?” E acrescentou: “Parece-nos que um fórum como este é um espaço privilegiado para colocarmos essa questão em debate. E para que a Engenharia Unida trace um norte de ação e mobilização.”

Segundo ele, a FNE está convicta de que a luta fundamental hoje é pela retomada das iniciativas favoráveis ao crescimento econômico e à geração de emprego e renda. “Sem menosprezar o desequilíbrio fiscal, que é real, é preciso perceber que não é possível mergulhar na recessão para garantir ajuste”, defendeu, observando, ainda, "que não se pode minar a já frágil proteção social aos mais pobres. O combate à miséria não é caridade, mas um esforço estratégico de construir uma nação justa e desenvolvida”.

Pinheiro defendeu junto ao público da Soea medidas que permitam ao Brasil avançar, ainda que com maior dificuldade e lentidão. “Não podemos retroceder e perder o protagonismo alcançado no período de 2003 a 2013, quando o emprego formal na engenharia cresceu mais de 87%, conforme estudo feito pelo Dieese [Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos] a pedido da FNE.”

O presidente da FNE destacou, ainda, o que considera o elemento mais importante: a valorização da mão de obra qualificada que contribui de forma fundamental para que um projeto como esse possa ser colocado em pé. “Ou seja, os engenheiros e o conjunto dos profissionais da área tecnológica. É essencial que tenhamos condições de exercer o nosso ofício, remuneração justa e acesso à educação continuada de forma consistente. Duas lutas centrais da nossa federação, o salário mínimo profissional e a carreira de Estado, dizem respeito a isso.”

* Confira a apresentação do engenheiro Murilo Pinheiro aqui.

Inovação e educação
Na sequência, o diretor geral do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), o economista Saulo Krichanã Rodriguez,  apresentou a palestra “Inovação e educação” a partir da experiência pioneira do Isitec, cujo mantenedor é o Seesp e que iniciou as atividades em fevereiro último com a primeira turma do curso Engenharia de Inovação do Brasil.



Rita CasaroRita CasaroKrichanã apresenta conceitos de inovação na Soea, na manhã do dia 18 de setembro
 

Durante a palestra, o diretor geral falará sobre conceitos e as dimensões tangível e intangível da inovação e como elas foram incorporadas ao processo de criação do curso de Engenharia de Inovação do Isitec – o primeiro e único curso de graduação na área existente no Brasil. “Preparamos pessoas que, nas mais diversas atividades econômicas – na agricultura, agronegócio, comunicações, engenharia ou na área financeira – sejam capazes de assumir esse comportamento observacional e gerar mudanças. A inovação tem natureza multidisciplinar e é isso o que buscamos: partir da figura do engenheiro especialista para a de engenheiro com uma visão holística dos processos”, explica Krichanã.

* Confira a apresentação do diretor geral do Isitec aqui.

Soea
Anualmente, engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, técnicos e tecnólogos, dos quatro cantos do país, se reúnem para debater temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira. É a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia que, em 2015, em sua 72ª edição, tem como tema “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica”. Paralelo ao evento acontece, também, o II Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc).

 Rosângela Ribeiro Gil - Imprensa Seesp



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.