05/10/15
Outubro, mês do odontologista
Dia 3 foi comemorada data internacional. Dia 25 será o Dia do Dentista no Brasil. Outubro também é um mês de preparativos, mobilizações e inscrições para o IV Cobrapo, programado para novembro
Uma das áreas de estudo mais antigas do mundo, com referências em manuscritos de 3.700 a.C (alusões à dor de dente) e achados arqueológicos de 2750 a.C (marcas de drenagem de absesso, aodontologia comemora a profissão no mês de outubro, em duas datas especiais.
Dia 3 de outubro foi o Dia Mundial do Dentista, em que a profissão é festejada e a ocasião é aproveitada para campanhas para o cuidado com a saúde bucal. Já em 25 de outubro será comemorado o Dia do Dentista brasileiro, que tem origem na data em que foi criado, em 1840, o primeiro curso de odontologia no País, com duração de três anos e então ligado à faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
O odontologista é o profissional que cuida da saúde bucal e também da prevenção de outras doenças no organismo. Pesquisas apontadas pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) comprovam que há relação entre a boca e doenças cardíacas e pulmonares, diabetes, hipertensão e nascimento de bebês prematuros, entre outros.
Com o conceito de prevenção, o Brasil já entrou no grupo de países com baixa prevalência de cárie, segundo classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2003, quando foi divulgada a primeira edição da pesquisa, quase 27% das crianças brasileiras de 18 a 36 meses apresentaram pelo menos um dente decíduo com cárie, sendo que a proporção chegava a quase 60% nas crianças de cinco anos de idade. Em 2013, já eram contabilizadas cerca de 21.700 equipes de Saúde Bucal (ESBs) no País, com aproximadamente 4800 municípios atendidos pelos profissionais.
Rumo ao IV Cobrapo
Para a FIO, o mês de outubro será um mês de mobilização e preparativos para o IV Congresso Brasileiro de Atenção Primária em Odontologia (IV Cobrapo), que já está com inscrições abertas. Promovido em conjunto com o Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais , o evento reunirá profissionais de todo país em Belo Horizonte, de 19 a 21 de Novembro.
O Objetivo, conforme os organizadores, é debater a inserção da Odontologia na atenção primária, tendo como o primado a integralidade do cuidado, referenciada por um processo de planejamento baseado em evidências; conhecer, discutir e dimensionar as experiências de equipes de saúde bucal de municípios brasileiros na atenção primária e sua gestão em odontologia e sua extrapolação para outros municípios; pautar questionamentos sobre as desigualdades regionais que constituem desafios para o avanço da Atenção Odontológica nos Sistemas Municipais de Saúde a partir do Diagnóstico da pesquisa nacional SB Brasil – 2010; e oportunizar aos profissionais da saúde bucal discutirem a Estratégia de Saúde da Família e a Equipe de Saúde Bucal e suas interfaces na prática e gestão.
Saiba mais sobre o IV Cobrapo no
Sobre a história da Odontologia e do Dia do Dentista no Brasil, leia também
+ Notícias
Adicionar comentário