Congresso dos odontologistas defende saúde bucal como política de Estado
Encerrado na sexta-feira (30), IX CONFIO debateu desafios do mercado de trabalho, políticas públicas e defesa do SUS e o papel do profissional na promoção da saúde do trabalhador.
A cirurgiã-dentista Ana Cláudia Melo,mestre em saúde pública, presidente da ABOT-PE, e entusiasta da odontologia do trabalho, tem uma luta : transformar em lei a inclusão do dentista na equipe de saúde do trabalhador nas empresas. Ela foi a última palestrante do IX CONFIO, discorreu sobre o tema “O cirurgião-dentista como protagonista da saúde do trabalhador” e elogiou a iniciativa da federação de incluir o assunto “saúde do trabalhador” em seu congresso e dedicar uma tarde inteira ao tema.
O IX Confio foi aberto na quinta-feira (29) pelo presidente da federação, José Ferreira Campos Sobrinho, conclamando a categoria mobilizar-se pelo fortalecimento da profissão através da defesa do mercado de trabalho, do Sistema Único de Saúde (SUS) e a transformação da saúde bucal em política de Estado. Ao final, o dirigente disse estar satisfeito com os resultados do Congresso, pela importância dos temas tratados, pelo calor dos debates e a excelência das palestras. O presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, parabenizou a FIO pelo trabalho sério e competente e pela realização do Congresso. Ele participou da abertura afirmando que a federação é "um orgulho da CNTU, pois representa dignamente a categoria e atua, também, em prol da sociedade brasileira".
O tema do IX CONFIO é “Mercado de Trabalho na Odontologia: desafio atual público e privado” e reuniu profissionais, estudantes e acadêmicos de todo o país para discutir assuntos como formação profissional do cirurgião-dentistas, a realidade de convênios e credenciamentos, o panorama do mercado de trabalho, além da atual conjuntura política e econômica do país.
Foco na saúde do trabalhador
O tema de encerramento, Saúde do Trabalhador, foi discutido também com representantes do governo federal. O dirigente sindical dos metalúrgicos da Bahía e representante da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Francisco Silva, apresentou aos presentes um painel com uma visão geral da saúde do trabalhador, abordando a Política Nacional de Saúde do Trabalhador(PNST) do Ministério da Saúde, os cenários e os desafios para garantir segurança e saúde para o trabalhador no SUS. “Não conheço país nenhum no mundo em que tenha havido uma revolução como se fez no Brasil a partir de 1988, com a reforma sanitária e o sistema único de saúde”, disse Francisco durante sua palestra.
Marco Antônio Gomes Pérez, diretor de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social, discorreu sobre as políticas públicas para a saúde do trabalhador, mais especificamente da Política Nacional de Segurança e saúde no Trabalho. Parabenizou a FIO pela iniciativa de realizar o Congresso e da importância de colocar a saúde do trabalhador em discussão.
A diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador(CEREST-DF), Cláudia Castro Bernardes Magalhães, prendeu a atenção da assistência falando especificamente da saúde do trabalhador cirurgião-dentista. Os riscos de adquirir doenças do trabalho e os cuidados preventivos que o cirurgião-dentista deve ter em seu dia a dia de trabalho foram alguns dos temas tratados na palestra de Cláudia Bernardes.
Fotos e outras informações do IX Confio foram publicada no timeline da federação. Confira.
Leia também