Conferência sobre trânsito lança Carta de Brasília
Realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2015, em Brasília ( DF), a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, promovida pela ONU, resultou em um chamado a todos os países e poderes públicos envolvidos com políticas de mobilidade urbana a que promovam modos de transporte ambientalmente saudáveis, seguros, acessíveis, dequalidade e a preços acessíveis, em especial o transporte públicoe não motorizado,bem como conexões intermodais seguras,como meios para aprimorar a segurança no trânsito.
A recomendação está na Declaração de Brasília, aprovada no evento que reuniu mais de 2.000 participantes, de 100 países e teve como principal objetivo avaliar o andamento do compromisso de reduzir as mortes no trânsito, assumido por praticamente todos os membros da Organização Mundial de Saúde, em 2011.
Participaram ministros, delegados dos países signatários, gestores municipais, estaduais e federais, representantes de organizações não governamentais, representantes das universidades e de sociedades que atuam na prevenção e no atendimento às vitimas do trânsito.
As organizações não governamentais de diversos países, apresentaram suas iniciativas em reuniões paralelas em várias salas e também em estandes durante exposição do evento.
A “Declaração de Brasília sobre a Segurança no Trânsito”, orienta as ações até o final da Década de Ação para Segurança no Trânsito das Nações Unidas (2011-2020).
Apesar de melhorias na segurança no trânsito, cerca de 1,25 milhão de pessoas no mundo ainda morrem no trânsito a cada ano. Quase a metade (49%) de todos os mortos no trânsito são pedestres, ciclistas e motociclistas. Essa é a principal causa de óbitos na faixa etária dos 15 aos 29 anos.
Redação CNTU com SBAIT
+ Notícias