Saúde!Brasileiros promove debate sobre zika e aborto em ciclo de direito da mullher
Evento faz parte de programação de debates do Dia Internacional da Mulher, que vai espalhar, entre 5 a 13 de março, ações que discutam direitos das mulheres
Em meio a polêmicas envolvendo aborto e alterações neurológicas em fetos associadas ao zika, Saúde!Brasileiros e Circuito Mulheres Mobilizadas SP farão debate com especialistas na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, na segunda-feira (7) às 20h. O evento é aberto ao público e gratuito. Interessados podem confirmar presença no Facebook.
O debate faz parte do Circuito Mulheres Mobilizadas SP que vai espalhar, entre 5 e 13 de março, ações que inspirem, discutam e reflitam o direito da mulher à cidade. Você pode acompanhar a programação completa ou se inscrever para fazer parte dessa rede e continuar esse movimento.
A semana tem apoio das organizações Minha Sampa, Conectas, Feminicidade, Livraria Cultura, Revista Brasileiros, Companhia das Letras, Tapera Tapera e Leia Mulheres.
Na mesa, estarão presentes o obstetra Thomaz Gollop e a psicóloga Daniela Pedroso, membros do GEA (Grupo de Estudos sobre o Aborto), e o infectologista Artur Timerman. Monica Tarantino, editora do site, e Monique Oliveira, editora-assistente farão a mediação do encontro.
Esses especialistas enfrentam o desafio diário de garantir à saúde em meio ao tabu e vão destrinchar o impacto do zika na gravidez e a prática do aborto em doenças congênitas. O Estado pode obrigar essas mulheres a continuarem com a gestação? A microcefalia e alterações neurológicas associadas ao zika assinalam um quadro incompatível com a vida?
Convidados também abordarão aspectos políticos e fatos sobre o tema. Em fevereiro, a ONU sugeriu a seus países-membros que permitam a interrupção da gravidez a mulheres infectadas pelo vírus zika. Também o Instituto de Bioética planeja entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para exigir que a prática seja descriminalizada nessas circunstâncias. Esperamos todos lá!
Mais informações aqui.
Fonte: Brasileiros
Leia também:
+ Notícias